O óleo tem um papel muito importante no funcionamento do motor, lubrificando as peças e preservando-as de um desgaste prematuro. Mas, como tudo nessa vida, o motor tem uma vida útil, e uma hora ela acaba.
Fumaça saindo do escapamento é algo normal, afinal os pistões precisam estar lubrificados para exercerem sua função e um pouco do óleo lubrificante vai acabar queimando nesse processo. Agora, quando a fumaça é demais é porque alguma coisa está errada!
Quando o seu motor começa a queimar o óleo, é melhor agir rápido. As probabilidades são de que seu motor possui algum dano interno que lhe custará caro para consertar.
Não são apenas carros antigos que queimam óleo. A falta de manutenção em qualquer idade pode ser a causa da queima de óleo. O reparo mínimo irá mudar os anéis de vedação dos pistões, mas pode até exigir uma substituição completa do motor.
O seu carro está liberando fumaça pelo escapamento? O consumo de óleo aumentou? Esses sinais podem indicar que seu carro está queimando.
Nesse caso, temos uma dica bastante valiosa para te ajudar a identificar o problema: fique de olho na cor da fumaça que sai no escapamento do carro. Essa simples observação pode dizer bastante sobre o problema e vai te ajudar a chegar mais perto de um diagnóstico correto.
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Fonte: https://manitec.es/
Quando o motor do carro é montado, as peças são encaixadas de forma precisa, sem deixar nenhum tipo de folga, de modo que o funcionamento acontece sem dificuldade.
Para diminuir ao máximo o desgaste provocado pelo atrito, um líquido passa entre as peças para lubrificá-las, esse líquido é o óleo. Quando se fala na troca do óleo, na verdade não é apenas uma troca, pois com o tempo o óleo vai diminuindo naturalmente por causa do uso.
O grande problema começa quando esse óleo começa a se misturar com o combustível na câmara de combustão, o que acontece de forma inevitável com o desgaste das peças do motor.
Quando acontece o desgaste mais intenso desses componentes, sobretudo entre os anéis do pistão e os cilindros, uma parte do óleo começa a entrar na combustão, e começa a ser queimado.
Com isso, o nível do óleo diminui de forma mais rápida, e será preciso completar com mais frequência para que o desgaste das peças do motor não se acelere ainda mais. Mas chega a um ponto que o óleo começa a invadir partes que não deveria, por exemplo as velas, prejudicando a ignição.
A consequência é óbvia, entra-se num círculo vicioso e mais cedo ou mais tarde algum componente do motor quebra. Enquanto isso, o óleo vai queimando cada vez mais rápido e precisará ser completado com cada vez mais frequência.
Você não verá nenhum gotejamento no chão. As causas de uma queima de óleo são muito mais severas, e as possíveis causas são as seguintes.
Os pistões em seu motor movem-se para cima e para baixo em seus cilindros. Os anéis do pistão, permitem que o óleo lubrifique as paredes do cilindro e as peças móveis sem empurrar para dentro da câmara de combustão. Se os anéis do pistão estiverem presos, desgastados ou quebrados, o óleo pode entrar na câmara de combustão e queimar.
As válvulas controlam a entrada da mistura ar-combustível e a liberação de gases de escape. As guias de válvulas impedem que o óleo do motor vaze na câmara de combustão do topo onde o óleo lubrifica as guias da válvula. Se as guias da válvula estiverem gastas, o óleo entra no cilindro e queima.
As juntas de cabeçote vedam galerias de óleo no bloco e cabeçote do motor, permitindo a circulação sem vazamento de óleo ou líquido de arrefecimento dentro ou fora do motor. Se a junta do cabeçote vazar, pode despejar o óleo diretamente nos cilindros.
A pressão do motor é liberada através de uma válvula PCV, de volta ao colector de admissão. Se essa válvula fica presa, ela cria pressão do motor que pode empurrar as vedações ou empurrar o óleo para dentro dos cilindros.
Para identificar, no começo, é um pouco difícil. Mas existem dois sinais que podem ajudar. O primeiro é quando a fumaça que sai do escapamento começa a ficar azulada. Isso indica que o óleo está sendo queimado, mas ainda em pequenas proporções.
O segundo sinal é que o motor começa a ficar fraco, perdendo a força. Isso acontece porque nem tudo que está sendo queimado na câmara de combustão é realmente combustível. Num segundo momento o carro vai gastar muito mais combustível, mesmo sem recuperar a força que havia perdido.
À medida que a quantidade de óleo que entra na câmara de combustão aumente, parte desse óleo não poderá ser queimado, e passará para o escapamento, prejudicando o catalisador.
Entretanto, não é qualquer fumaça que indica a queima de óleo. Por isso, você precisa saber o que cada uma delas significa. Acompanhe quais são os tipos e suas características.
A fumaça branca saindo do escapamento pode revelar a presença de líquido do sistema de arrefecimento dentro dos cilindros. Isso ocorre quando há problema na junta do cabeçote do motor. O aditivo atrapalha a combustão, contamina as velas e faz o sistema de resfriamento funcionar com a quantidade de líquido aquém do necessário.
Outro tipo de fumaça branca que nada tem a ver com motor fumando diz respeito ao vazamento de fluido do sistema de freio. Avarias no cilindro mestre ou servo de freio (hidrovácuo) podem injetar líquido no motor devido ao vácuo gerado.
Após diagnosticados, ambos defeitos devem ser imediatamente reparados para evitar o agravo do dano e o aumento dos custos de manutenção.
Esse tipo é produto da mistura rica de combustível, ou seja, excesso de etanol ou de gasolina na câmara de combustão. A fumaça é acompanhada por forte odor e resulta de defeitos nos componentes da injeção eletrônica (bicos injetores, sonda lambda, corpo de borboleta etc.) ou do carburador.
Cores azuladas ou acinzentadas refletem a queima de óleo. Entre as principais causas estão o desgaste dos anéis, retentores de válvulas, obstrução do respiro de óleo ou da ventilação, alta quilometragem e defeitos na turbina.
O consumo de óleo merece atenção especial, já que a queima pode reduzir rapidamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
Seu carro pode funcionar por um tempo se estiver queimando o óleo, desde que você continue adicionando óleo do motor à medida que ele for abaixando. Porém, fazer isso fará com que problemas futuros surjam, como:
Por isso, se o seu carro estiver queimando óleo, ele precisa ser reparado rapidamente. E para o reparo de uma queima de óleo no motor, não há outra opção a não ser levar o carro ao mecânico.
Corrigir um motor que está queimando óleo geralmente não é uma solução fácil. Consertar um motor que esteja queimando o óleo pode levar semanas e consumir uma grande parte de suas economias.
Pode ser necessária a retífica do motor e a substituição de várias peças. Quanto antes for feita a verificação, mais barato será o reparo e menos peças precisarão de substituição.
Se o seu carro já chegou no ponto em que está queimando óleo, você não tem muitas opções, na verdade só restam duas coisas a se fazer. A primeira delas é procurar um bom mecânico, especializado em retífica de motor, e mandar retificar o motor inteiro.
Esse serviço é caro, mas deve ser bem feito. Então, não tente economizar fazendo apenas uma parte do motor, faça inteiro ou não faça nada. Esse serviço vai variar em cada região e de acordo com o profissional, mas a média para um motor 1.0 litros é de R$ 4.000.
A segunda opção é mais drástica ainda: troque de carro. Essa opção é indicada para os casos em que o reparo seja igual ou superior aos 50% do valor do carro. Se não houver nenhum apelo sentimental, a melhor opção será passar pra frente no estado em que se encontra.
Mesmo com todos os cuidados necessários, o problema de óleo queimando pode aparecer após o veículo alcançar determinada quilometragem. Ao longo do tempo, o atrito entre as peças acarreta folgas e quebras nos componentes.
Além disso, há um consumo aceitável de óleo previsto pelo fabricante. Portanto, a redução do nível é natural a cada 1.000 km.
Veja as principais formas de prevenção:
O principal vilão nessa história é a falta de manutenção adequada. Muitas pessoas esquecem de fazer as revisões no tempo certo, ou as manutenções necessárias de tempos em tempos.
Com isso, o óleo fica velho e não lubrifica direito. Acontece, então, o desgaste prematuro das peças do motor e o filtro do óleo não consegue mais impedir a entrada de sujeira. Em casos mais graves, o motor pode até fundir.
Os veículos mais recentes contam até com um dispositivo em seu sistema que avisa quando a manutenção precisa ser feita, indicando com uma luz no painel. Algumas marcas até fazem um controle remoto para evitar que problemas mais graves aconteçam com seus clientes. Mas a responsabilidade é sempre do proprietário.
Fonte: https://pemavel.com.br/
Não restam dúvidas sobre o que quando o carro está queimando óleo é necessário corrigir. Lembre-se de que negligenciar os cuidados poderá danificar outras peças, como engrenagens, válvulas e correia dentada. Quanto maior for a quilometragem percorrida, maior será o prejuízo. Portanto, faça a manutenção no momento certo.
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