Muitos motoristas não sabem, mas andar com o carro na reserva pode causar problemas no veículo.
A maioria das pessoas acham que estão economizando andando com o carro na reserva, mas a prática, na verdade, é um perigo e pode gerar problemas com a manutenção do seu veículo ao longo do tempo.
Mas, não é só com a manutenção que você deve se preocupar, afinal andar com o carro na reserva pode afetar sua segurança.
O maior problema é se isso ocorrer com o carro andando. Se o motor der problema por falta de combustível, a direção hidráulica e os freios tendem a ficar duros rapidamente e você pode perder o controle do veículo.
Confira a seguir o porquê você deve abandonar o hábito de andar com o carro na reserva.
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O dispositivo que orienta o marcador de combustível fica dentro do tanque. Nos carros antigos é um componente mecânico, mas nos novos é eletrônico.
Nos veículos mais velhos, consiste em uma boia que flutua na superfície do combustível e usa uma vareta de metal conectada a uma resistência. Já nos carros novos é praticamente a mesma coisa, só que em vez de resistência, vem com sensores eletrônicos.
É válido lembrar que não existe um tanque extra, o tanque reserva na verdade é o mínimo necessário para o carro continuar rodando. É um alerta de que o combustível está acabando e o motorista necessita abastecer logo.
A quantidade de combustível que cabe na reserva varia de modelo de carro, mas, a média é que seja entre 5 a 8 litros. Por isso, após o sinal acender no painel, não dá para saber exatamente quantos quilômetros o carro ainda consegue andar com o combustível na reserva, pois a relação de consumo pode variar.
Dessa forma, quando a luz do combustível acender, é sinal de que o motorista deve se locomover até o posto mais próximo.
Um conselho relevante para evitar a pane seca é manter a velocidade abaixo dos 80 km/h e evitar freadas repentinas e acelerações excessivas. Tais cuidados ajudam a manter o nível adequado até encontrar um posto.
Andar com o carro na reserva faz com que você corra o risco de ter uma pane seca, e a peça que é prejudicada com isso é a bomba de combustível que está localizada dentro do tanque.
Afinal esse combustível além de ser bombeado para ir para o motor também tem a função de mantê-lo refrigerado, evitando o superaquecimento e a queima da peça.
O filtro de combustível é um dos itens que sofrem com o carro na reserva. O excesso de impurezas aumenta o desgaste, sobrecarregando o item e fazendo com que ele precise ser trocado antes do prazo. Se ele parar de filtrar as impurezas elas entram no motor e danificam a peça.
Andar com o carro na reserva entope os bicos injetores, que tem como função liberar o combustível para o motor.
Ao manter o tanque quase sem combustível, sujeiras são atraídas para a bomba e vão sendo depositadas no fundo do tanque. Assim, elas se misturam com o restante do líquido e são enviadas ao motor pelos bicos injetores, causando falhas e perda de potência no motor.
Apesar de não ser comum, andar com o carro na reserva aumenta a possibilidade de ter calço hidráulico danificando as câmaras de combustão.
Imprevistos acontecem e pode ser que você não consiga chegar a um posto de gasolina a tempo de abastecer e a pane seca te pegue no meio do caminho.
Isso é infração média de acordo com o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa no valor de R$ 130,16 e perda de 4 pontos na CNH, além de ter o veículo removido.
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Para saber se o carro chegou na reserva é só ficar de olho no medidor no painel do veículo. Ele te ajudará a saber quanto de combustível ainda tem no seu carro.
Para não deixar o carro na reserva, tenha o hábito de abastecer todas as vezes que o marcador de combustível chegar na marca de ¼ do tanque.
Esse é o limite para manter a bomba de combustível submersa e refrigerada, além de garantir mais autonomia para chegar ao seu destino ou a um posto mais próximo com segurança.
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Assim, como rodar com o carro na reserva é ruim, por outro lado abastecer até a boca também traz prejuízos ao veículo.
Até a década de 90 essa prática, era comum, por isso se tornou tão popular. Antigamente os carros não possuíam o cânister.
Confira os problemas de abastecer até a boca.
O cânister é um filtro que tem como responsabilidade absorver os gases que saem do tanque de combustível, reduzindo seus malefícios. Sua função é parecida com a do catalisador, que fica no escapamento.
Ao abastecer até a boca, o excesso de combustível entra em contato com o cânister, nisso no lugar de gerar vapor, ele passar a reter o líquido do combustível, danificando a peça e precisando fazer manutenção.
Isso acontece, pois o cânister é feito para tratar o vapor e não o líquido. Nos dias intensos de verão e calor, tudo isso se torna pior, pois o aquecimento aumenta o volume do líquido, fazendo com que ele vaze pela tampa e danifique a pintura do carro.
O certo é o frentista parar de abastecer quando ouvir o primeiro clique da bomba, que é conhecido como automático.
Além disso, trafegar com o tanque cheio demais aumenta o consumo de combustível do carro. Afinal, quanto mais pesado o carro tiver, mais combustível ele vai consumir. A conta funciona da seguinte forma: a cada 100 kg a mais no carro, aumenta mais ou menos 6% do seu consumo. Dessa forma, você acha que ganhou na hora de abastecer, mas verdade acaba perdendo por isso.
O filtro é composto por carvão, quando ele entra em contato com o combustível solta matérias no tanque, fazendo com prejudique o motor. Geralmente quando isso acontece, o painel do carro demonstra que há um problema e a luz de injeção acende. Se isso acontece, é bem provável que você tenha que trocar o cânister e até mesmo o tanque de combustível.
Se o cânister tiver com problema, isso irá comprometer seu funcionamento, que tem como função filtrar os gases poluentes. Dessa forma, ao rodar com o carro você estará aumentando a poluição no meio ambiente.
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Sim, abastecer até a boca é prejudicial para o próprio frentista. Nesse momento, acaba vazando gás cancerígeno, e ele fica exposto por um tempo que é prejudicial a sua saúde.
Se você é daqueles que se aventura a andar com o carro na reserva agora já tem consciência do perigo que está correndo tomando tal atitude.
Por precaução, fique de olho no seu painel para saber a quantidade de combustível que tem no possante. Evite surpresas desagradáveis e mantenha o nível do combustível por volta de 1/4.
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