Dirigir ficou mais fácil, confortável e gostoso com a chegada do carro automático. Há uns anos atrás eram considerados carros de luxo, mas com o avanço da tecnologia, o modelo tem se tornado cada vez mais acessível.
O carro automático proporciona praticidade e comodidade, afinal com ele não é necessário mais nenhum esforço para trocar de marcha. Além disso, são muito mais seguros e ao contrário do que muitos acham, são fáceis de dirigir.
À medida que o carro automático foi caindo no gosto do motorista brasileiro e ficando mais acessível para compra, dúvidas sobre a forma de dirigi-lo e manutenções também surgiram.
Sendo assim, para que o veículo automático continue oferecendo tantos benefícios, é necessário saber garantir a eficiência e conservação dele, evitando atos que danificam ou prejudicam o automóvel.
Se você pretender ter um carro automático ou já possui e tem dúvidas, este artigo é para você, vem saber tudo sobre os câmbios automáticos.
Leia agora: Câmbio Automatizado e Automático: diferença e como funciona.
Antes de saber quais os atos prejudicam o câmbio automático, é importante saber como ele funciona. O seu princípio básico é evitar que o condutor faça as mudanças de marcha enquanto dirige.
Portanto, para que isso aconteça algumas mudanças são realizadas no automóvel, um exemplo é que nesse tipo de veículo o pedal de embreagem não existe, afinal as únicas funções que o motorista tem é frear e acelerar.
Sendo assim, o automóvel é que fica responsável em saber qual é o momento correto de fazer a troca de marchas. Para que isso aconteça o condutor só precisa ajustar a velocidade do carro com acelerador e freio.
Tudo isso acontece através de um conversor de torque que fica unido ao câmbio e as marchas são trocadas automaticamente através de uma central eletrônica de acordo com a rotação do motor.
Os benefícios do câmbio automático são muitos, porém para que ele funcione de forma correta algumas precauções são necessárias. Vale a pena conferir a seguir!
A “banguela”, é o ator de guiar o carro desengatado, sem nenhuma tração, fazendo o veículo se movimentar apenas por causa da ação da inércia, geralmente feito em descidas de morro.
É válido lembrar que esse recurso não é indicado nem em carros manuais, muitos motoristas acham que isso economiza gasolina, o que além de não ser verdade é extremamente perigoso.
Essa prática gera prejuízos como a diminuição da rotação do motor, fazendo com que a bomba de óleo funcione de modo inadequado.
Se o objetivo que deseja é economizar gasolina não se preocupe, os carros automáticos são desenvolvidos para gastar menos quando estão posicionados no modo “drive”.
O ato de trocar o modo “drive” para o “N” (neutro) traz prejuízos ao veículo, pois acontece a transmissão para o carro e não para os freios, apresentando impacto ao sistema.
O contrário também é prejudicial, nada de acelerar o automóvel no modo “N”, isso desgasta as cintas da embreagem e não torna o carro mais veloz como muitos acham.
O modo “N” é o famoso ponto morto, porém ele não deve ser acionado quando você estiver parado no sinal vermelho, esse ato encurtará o tempo de vida do câmbio automático.
Ao mudar o carro para posição “P” (parking) a transmissão é travada e as rodas não se movem, se isso for realizado em movimento o pino da trava ou eixo poderão quebrar-se a ponto e dar defeito.
Não seguir a manutenção indicada é sempre prejudicial para o veículo, sendo assim é importante garantir a troca de óleo a cada 3 anos ou em média a cada 50 mil quilômetros rodados.
Apesar de não ser difícil conduzir um carro automático, alguns atos são um pouco diferentes e saber sobre eles é importante para garantir a sua segurança e vida útil do veículo. São eles:
Quando for estacionar em um morro, é importante acionar o freio de estacionamento primeiro (o freio de mão) e só depois colocar a alavanca na posição “P”.
Porém na hora que for sair do morro primeiro coloca-se a alavanca em “D” e só depois puxa-se o freio de mão.
Seguir essa ordem é fundamental para que a alavanca do câmbio não trave na posição P devido ao peso do automóvel.
Quem está acostumado com carros manuais tem o costume de usar apenas o pé direito e deixar o esquerdo descansando.
Porém como no veículo automático há apenas dois pedais não há necessidade de fazer isso, no início será difícil perder o hábito, mas com o tempo você acostuma.
Em alguns carros automáticos há os números 1,2 e 3 que equivalem as marchas, porém não coloque a alavanca nas posições, pois isso limita o funcionamento do câmbio, pois ele irá utilizar apenas aquela marcha específica.
Esse recurso só deve ser acionado em situações em que o carro não pode perder a força, como ao subir ladeiras muito íngremes ou em pisos de baixa aderência.
Caso tenha a função “S” na alavanca é para tornar a condução mais esportiva, esticando mais a rotação do motor. Em carros mais antigos o “S” significa snow, que é neve em inglês, que deve ser acionado só nessas situações climáticas.
A letra “L” no câmbio automático corresponde à posição “low” (baixa). Essa configuração é comum em veículos equipados com câmbio automático e oferece ao condutor a possibilidade de selecionar marchas mais reduzidas, proporcionando um controle ampliado sobre a velocidade e o desempenho do veículo.
Essa funcionalidade é útil em cenários que exigem diminuição de velocidade, como descidas íngremes.
Usar o freio de motor nos momentos adequados como na hora de descer ladeiras, faz com que o veículo reduza para a marcha anterior assim que o motorista acelera ou freia, geralmente ele vem representado pela letra “L”.
As luzes no painel sempre indicam que algo não vai bem com o câmbio, por isso não deixe para lá os avisos no painel e procure um mecânico.
Os carros automáticos são sempre silenciosos e funcionam de forma suave, caso barulhos de peças raspando, componentes soltos ou assobios indicam que algo está fora do lugar e você precisará procurar um mecânico o quanto antes.
Mudar as marchas manualmente em um veículo com câmbio automático enquanto ele está em movimento pode causar danos à transmissão e ao sistema de transmissão.
Além disso, pode ser perigoso para a segurança do motorista, passageiros e outros motoristas porque pode levar a perda de controle do veículo.
Não tem como fugir os carros automáticos em breve serão maioria no mercado, sendo assim mesmo que você ainda não possua um, é importante já saber quais são os atos que prejudicam o câmbio.
Se você já possui um carro automático e não sabia dessas informações ainda dá tempo de começar a fazer diferente. Não abra mão da sua segurança e dos cuidados com seu possante.
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Leia também: Cuidados com o carro automático.
4 Comments
Sou a Matilde Correia, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Que bom que gostou, agradecemos seu retorno.
A letra N e a S quais as funções num câmbio automático .
Olá Daniele, o N: significa o ponto morto. Já a letra “S” na alavanca torna condução mais esportiva, esticando mais a rotação do motor. Em carros mais antigos o “S” significa snow, que é neve em inglês, que deve ser acionado só nessas situações climáticas.