Os bancos de couro oferecem um visual elegante e diferenciado no carro. Esse tipo de revestimento tem sido cada vez mais procurado pelos motoristas que desejam personalizar o veículo para deixá-lo com um visual ainda mais bonito.
Muitas pessoas fazem questão de pagar um pouco a mais para contar com o banco de couro no carro. Mas você sabe quais são os benefícios reais deste acessório?
Engana-se quem pensa que os bancos de couro agregam apenas na estética. Para além do visual mais requintado, esse revestimento pode interferir diretamente no cotidiano do proprietário.
Se você está pensando em aderir a essa tendência, é importante considerar algumas informações antes de realizar as alterações. Afinal, essa mudança envolve custos, muitas vezes, um pouco mais altos em relação a outros tipos de materiais.
Sendo assim, selecionamos os principais benefícios dos bancos de couro, que serão fundamentais na sua escolha por um veículo com esse revestimento. Acompanhe!
Leia também: Marcas de carro de luxo: 14 mais requisitados no mundo.
Fonte: https://www.minutoseguros.com.br/
Como já dissemos, os bancos de couro do carro geram mais elegância na parte interna do veículo. O couro garante que os bancos do carro estejam sempre com uma aparência nova trazendo mais modernidade.
Os bancos tradicionais de tecido são favoráveis à proliferação de ácaros e fungos. Porém, isso não ocorre com os bancos de couro. O material possui ação de combate à proliferação de ácaros e fungos por conta do revestimento com o material altamente resistente.
Os bancos de couro possuem um processo de higienização muito simples para a retirada de poeira. Basta que você passe um pano úmido com água sobre os bancos periodicamente. Dessa maneira, os conserva higienizados, livres de poeira, e ainda contribui para a manutenção do couro.
Além disso, a hidratação do couro se faz necessária, pelo menos, uma vez ao ano. No entanto, se o seu veículo circula em regiões com muita maresia, o indicado é fazê-lo a cada 6 meses. Assim, você ajuda a prolongar a vida útil desse material.
Os bancos de couro são um grande aliado na luta contra os odores desagradáveis. Isso pode ser justificado tendo em vista que o couro é um material impermeável, então não deixa líquidos ou detritos comuns ultrapassarem a superfície.
O couro ajuda a manter o resfriamento do ar, dessa forma você colabora com uma clima mais agradável dentro do automóvel.
Leia também: Ar-condicionado de carro: saiba a melhor forma de utilizá-lo.
O banco de couro possui diversos benefícios, mas existem algumas desvantagens que valem a pena serem avaliadas antes de tomar a decisão de escolher pelo material.
Há um período do ano em que os assentos podem causar mais desconforto do que assentos regulares de pano. Por exemplo, eles ficam quentes no verão e frio no inverno.
O couro pode ser manchado de forma relativamente fácil. E será perceptível em cores claras do couro.
A cor da tinta pode começar a sair dos bancos de couro há algum tempo. Dependendo do tamanho da família e membros, pode ser muito caro manter os bancos de couro em perfeitas condições – ou decentes. Especialmente se você tiver crianças pequenas, que ainda não são capazes de entender a importância de tratar determinadas coisas com cuidado.
Os bancos de couro precisam de cuidados especiais.
O Sol pode ser um inimigo silencioso dos seus lindos bancos de couro. Isso acontece porque tanto a exposição solar como a alta temperatura ressecam o material, tornando-o quebradiço e desidratado.
Além disso, a exposição ainda causará desbotamentos por toda a superfície. Quando você soma os danos, a perda da cor com as rachaduras, a cabine do veículo apresentará um aspecto de mal cuidado.
Leia também: O impacto do calor e sol no seu carro.
Qualquer ponto de pressão, centralizado e pontudo o suficiente, conseguirá deixar uma marca. As situações que ocasionam isso são bem cotidianas, como perfurar o assento por causa das chaves no bolso de trás da calça.
Também pode acontecer de jogar as chaves no banco do carona e, então, posicionar uma mochila em cima, pressionando o item contra o banco.
Portanto, muita atenção com esses objetos, alocando o guarda-chuva no porta-malas, as chaves no porta-luvas, as mochilas no assoalho, ou no porta-malas, e assim por diante.
Lembre-se de evitar:
A higienização e a hidratação semestral podem ser realizadas por você mesmo. No entanto, recomendamos que recorra à ajuda especializada.
Inclusive, vale lembrar que os períodos para esse procedimento podem variar de acordo com a sua localização do país. As regiões litorâneas, geralmente, são as mais prejudiciais ao couro, combinando três fatores:
Em vista de tudo isso, reforçamos que existem empresas especializadas nesse revestimento, por todo o Brasil. Esses locais contam com equipes qualificadas e habituadas à manutenção do couro e, caso você queira manter o aspecto de material novo, precisará contar com a expertise dessas oficinas.
Agora provavelmente você deve estar se perguntando, mas e se eu quiser continuar com os bancos de tecidos? Quais seriam as vantagens e desvantagens. A seguir, confira para poder decidir o que é melhor para sua realidade.
Os bancos de tecido são muito confortáveis em qualquer temperatura, seja no frio ou no calor. Ou seja, ele será agradável para o motorista e os passageiros em qualquer época do ano.
Os reparos a serem feitos nesse tipo de banco são mais simples do que nos outros, o que significa gastar menos a médio e longo prazo também.
Sendo assim, pesa menos no bolso. Outra vantagem é que ele é um material que pode ser submetido a uma higienização profissional para ficar totalmente limpo e com aparência de novo.
A maior desvantagem do banco de tecido é o fato dele acumular mais sujeira, o que facilita a proliferação de micro-organismos como ácaros. Outra desvantagem que está relacionada à presença maior de poeira e outros resíduos é o mau odor.
Além disso, ele também pode desenvolver mofo, pois absorve a umidade do ar. Diferentemente dos outros tipos de bancos automotivos, o tecido não é impermeável. Ou seja, se alguém derramar líquido em sua superfície, ficará impregnado.
Agora que você já sabe das vantagens e desvantagens de cada um dos bancos automotivos, pode fazer a sua escolha.
Como você pôde ver, tanto o bancos de couro como o de tecido têm seus prós e contras. Sendo assim, o ideal é conhecer as vantagens e desvantagens e relacioná-las com suas preferências e com aquilo que você espera para o seu veículo e seu conforto.
Optar entre qual banco de carro escolher é uma decisão particular, e cada pessoa tem a sua opinião sobre esses materiais. Portanto, analise as características de cada um, seu orçamento, pense naquilo que você precisa.
Para continuar aprendendo com conteúdos como esse não perca nossos artigos semanais aqui no blog. Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Leia também: Farol máscara negra: o que é, vantagens e é permitido?