Quando o carro está com dificuldades de andar em linha reta, puxando muito para um lado da direção, trepidando quando atinge altas velocidades, provavelmente ele esteja precisando fazer um alinhamento e balanceamento.
Muitos motoristas desconhecem a necessidade de alinhar e balancear o carro e muito menos sabem de quanto em quanto tempo é necessário realizar os serviços.
Mas você sabia que esse serviço de manutenção é fundamental para manter a direção segura, preservar o tempo de vida útil do motor e ainda economizar combustível?
Para saber mais sobre o serviço continue lendo o artigo que vamos explicar tudo sobre.
Conheça a Autoglass Online agora! A maior loja de vidros automotivos e peças para o seu carro!
Leia também: Calibragem de Pneus: de quanto em quanto tempo devo calibrar?
Os dois são muito importantes para o carro, eles proporcionam equilíbrio para o veículo enquanto você dirige, mas desempenham funções diferentes.
O alinhamento é um procedimento que coloca o ângulo dos pneus, alinhado com o volante e é realizado em uma plataforma por um profissional.
As rodas devem sempre estar alinhadas verticalmente em relação ao solo e paralelas entre si. Quando o veículo está alinhado ele é capaz de andar em linha reta mesmo que você não esteja com as mãos no volante.
Já o balanceamento equilibra a rotação das rodas de um veículo, ele visa equilibrar a estática e a dinâmica do conjunto pneu e permite que as rodas girem sem provocar vibrações.
Apesar de serem bem parecidos, não são a mesma coisa, o alinhamento serve para ajustar o ângulo das rodas com a direção, já o balanceamento permite que o pneu gire sem causar vibrações desnecessárias.
O alinhamento está completamente ligado à segurança. Além de manter o carro alinhado, retarda o desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil deles e também influencia diretamente na economia de combustível.
Quando as rodas ficam muito mais tempo em atrito com o solo o consumo de combustível aumenta, sem contar que previne o deslocamento do veículo com uma dirigibilidade firme e sem surpresas.
O balanceamento equilibra o conjunto de rodas do carro, e traz mais conforto na condução e influencia diretamente no desempenho dos pneus.
O desalinhamento das rodas acontece por conta de vários fatores, como batidas em obstáculos, tráfego em locais de difícil acesso, como lama e pedregulhos e passar em buracos com calibragem inadequada.
Também pode acontecer o desalinhamento quando os componentes da suspensão se desgastam ou quando são trocados.
Quando as rodas estão incorretas, faz com que o desgaste do pneu seja acelerado e isso faz com que o comportamento do veículo seja prejudicado e fará com que você troque as rodas antes do previsto.
A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros, mesmo que o condutor não sinta nenhum comportamento anormal no automóvel. Em contrapartida, deve-se verificar sempre que houver troca de pneus.
O alinhamento é realizado medindo e ajustando os ângulos das rodas do veículo
fazem em relação ao piso e às linhas de centro do carro, equilibrando todas as forças que atuam no automóvel, tais como:
O balanceamento é feito no conjunto do pneu e roda, existem duas formas: estático e dinâmico.
Os dois são procedimentos mecânicos simples e não costumam demorar tanto tempo, levam em média, de 2 a 3 horas para serem concluídos.
A recomendação é que a cada 10 mil quilômetros rodados seja feito o alinhamento e balanceamento de pneus. Mas caso, algumas desses sintomas também apresentam necessidade de realizar os serviços, são:
Os dois não precisam ser feitos juntos, não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando, o balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento.
Mas os fabricantes de automóveis recomendam a verificação do balanceamento e do alinhamento a cada revisão de 10.000 km.
Os valores podem ir de R$ 90 até R$ 300 e variam de acordo com o estabelecimento e o que necessita ser realizado no carro.
Estes serviços necessitam ser realizados por profissionais capacitados, máquinas especiais são utilizadas no processo de alinhamento de carro e no balanceamento. Por isso não é algo que você possa realizar em casa. Para isso, procure uma oficina próxima de confiança.
Os freios abs evitam que as rodas dos carros travem quando o motorista freia em uma situação de emergência. Dessa forma, o veículo não perde a aderência na pista e não derrapa.
Leia também: Freio ABS: saiba como funciona, importância e vantagens.
Trafegar com o pneu furado torna a condução difícil e aumenta as chances de acidente. Por isso, esses itens não podem faltar no seu carro, caso você enfrente um imprevisto no volante.
Os sensores conseguem saber qual a intenção do motorista e qual situação do veículo. Além disso, o sistema consegue corrigir uma série de problemas em frações de segundos.
Este sistema consegue observar alguns metros ao redor do veículo, ajudando o carro a manter distância segura dos veículos. Além disso, o sensor freia o carro automaticamente, evitando colisão.
O freio a disco tem uma condição de ventilação muito melhor. Por isso, o mecanismo torna-se mais resistente quando os freios perdem a eficiência em função das altas temperaturas de funcionamento.
Como você viu o alinhamento e o balanceamento são procedimentos mecânicos simples, mas muito importantes para a saúde do seu carro e sua segurança no trânsito, por isso deve ser feito de forma periódica.
Quer conhecer um pouco mais sobre o mundo automotivo? Acompanhe nossos artigos semanais aqui no blog e nos siga nas redes sociais.