O sistema ADAS é uma novidade tecnológica no mercado automotivo que aumenta a segurança e o conforto do motorista, você já ouviu falar dele?
Cada vez mais surgem novidades tecnológicas no mercado automotivo, essas inovações servem para aumentar a segurança dos condutores, passageiros e pedestres e o ADAS é um deles.
Muitos veículos hoje já possuem ferramentas de assistência de direção autônoma. Como exemplos desses, temos os sistemas de piloto automático ou controle de cruzeiro que fixam a velocidade do veículo, acelerando ou desacelerando, junto ao veículo da frente.
Além disso, tem também o assistente de permanência em faixa que é capaz de assumir o controle da direção caso o veículo se desvie da faixa.
Embora a tecnologia promova o conforto para os ocupantes dos veículos, o seu papel de destaque está na preservação da vida de passageiros, motoristas e pedestres.
O melhor exemplo disso são os recursos de frenagem automática presentes em veículos com a tecnologia.
Em caso de desatenção ou ponto cego, o sistema ao identificar um objeto, pedestre ou até mesmo animal na via ativa os freios. Incrível não é mesmo? Continue a leitura para conhecer mais sobre o sistema.
Leia também: Melhores carros para comprar em 2023
É um moderno recurso de segurança que está sendo colocado em alguns veículos, é uma tecnologia de assistência ao condutor, com diferentes equipamentos, soluções e sensores inteligentes, que tem como objetivo auxiliar o motorista durante o trajeto.
Ele é capaz de exercer uma série de funções, como:
Existem diferentes sistemas, são eles:
Sistemas que mudam e se adaptam de acordo com o ambiente que o carro está circulando.
Sistemas que assumem o controle e executam funções que o motorista não pode fazer com segurança.
Sistemas que usam sensores, câmeras, radares ou outros meios para observar a área que o veículo está trafegando ou a direção do veículo e avalia se uma correção precisa ser feita.
Sistemas que alertam o motorista sobre possíveis problemas em sua própria direção ou na direção de outras pessoas que podem aumentar o risco de ferimentos ou acidentes.
O objetivo dele é que os veículos fiquem cada vez mais autônomos. A finalidade é garantir total segurança na condução. Os sensores do sistema ficam localizados no para-brisa ou no capô do carro.
Dessa forma, a tecnologia emite alguns sinais quando algo está errado, geralmente é um alerta luminoso, sonoro de vibração e até mesmo uma frenagem automática.
Para quem viaja sempre sozinho e corre riscos como cansaço e distração, que podem ser fatais no volante.
A tecnologia dá um suporte de copiloto e torna as viagens mais seguras. É um assistente de direção constantemente vigilante para um trânsito mais seguro.
Ele também é um instrumento valioso para fortalecer boas práticas no trânsito, mais do que uma ferramenta de acompanhamento e apoio ao condutor.
Com os dados os motoristas, também recebem feedback e incentivos para adotar uma cultura de segurança na condução.
O principal benefício dele é a segurança dos motoristas. Estudos afirmam que 94% dos acidentes são causados por erros humanos. Com o sistema presente nos carros os acidentes irão diminuir drasticamente.
A tecnologia também proporciona ao motorista mais conforto na direção, visto que ele poderá poupar mais energia tentando prever todos os possíveis perigos da estrada.
O sistema além disso é muito prático, não é necessário que o motorista faça nenhum esforço para que ele funcione. Ele apenas deve confiar na tecnologia e nos alertas emitidos.
Já é comprovado que veículos autônomos são muito mais seguros do que aqueles que são comandados pelos motoristas. Por isso, essa indústria tem crescido de forma exponencial.
Dessa forma, ter essa tecnologia presente no seu carro só possui benefícios. Ele reduzirá o número de acidentes de trânsito, visto que falhas técnicas são infinitamente menores do que as falhas humanas.
A oportunidade de reduzir acidentes de carro está tornando o ADAS indispensável. Ele auxilia os motoristas com funcionalidades críticas de segurança para reduzir acidentes de carro e salvar vidas.
Caso o condutor encontre algum obstáculo no caminho, o sistema trava e só volta a funcionar depois que o caminho estiver livre. Além disso, ele permite regular ou fixar uma velocidade contínua, sem que o motorista precise ficar acelerando o veículo.
Se o veículo começar a sair da estrada e ir para o acostamento ou invadir a pista ao lado, o ADAS emite um sinal de alerta sonoro, luminoso e vibratório para informar o condutor.
Sempre que o sensor detectar que o automóvel está mudando de faixa sem a sinalização, o sistema alerta o motorista automaticamente.
Isso funciona se o motorista se distrair ou dormir, pois o sensor rapidamente emite um sinal sonoro na cabine o alertando do perigo. Se o veículo persistir em trafegar fora da faixa, o sistema vibra o banco do motorista como forma de alertá-lo sobre o risco.
Nessa função o veículo não trava sozinho, por isso é importante ficar atento. Caso tenha algum obstáculo à frente, o recurso emite um sinal sonoro ou alerta no painel de controle sobre o impedimento no meio do caminho.
O recurso percebe que pode haver uma colisão, como por exemplo algum veículo vindo de frente ao encontro do seu carro. O ADAS nesse momento emite um alerta sonoro ou visual e trava o automóvel pelo condutor. Dessa forma, o risco de acidentes é reduzido.
A tecnologia não se resume apenas a emitir sinais de perigo relacionados à veículos. Mas também aos pedestres. Ele detecta a circulação deles e trava de forma autônoma o carro. Além disso, permite que o motorista fique ciente do que acontece à sua volta.
Ele detecta de forma automática um lugar para estacionar, é só o motorista engatar a função estacionamento. Dessa forma, ele também auxilia a estacionar.
Para auxiliar o condutor, este recurso emite sinais especialmente de velocidade da via para o motorista.
Este recurso é indispensável, pois apresenta os famosos pontos cegos e ângulos mortos do veículo.
Bem útil principalmente quando o motorista vai estacionar, o recurso emite sinais de alerta que existem outros veículos atrás do carro, principalmente se você estiver dando ré.
A partir de um certo tempo de viagem, este sistema emite um alerta ao condutor para ele realizar uma pausa e descansar.
A tecnologia troca automaticamente as luzes, de máximos por médios, médios por máximos, nos cruzamentos de veículos.
Neste recurso é possível programar e manter sempre uma distância de segurança do veículo que segue à frente.
Assim, por exemplo, caso o condutor configure essa distância de segurança em 30 metros, sempre que o sistema detectar que o veículo da frente está em uma distância menor, acionará automaticamente os freios, mantendo assim a distância desejada e a velocidade ideal.
Recalibrar esse recurso do carro é fundamental para que todos os recursos do sistema estejam na sua capacidade máxima para funcionar plenamente.
Os sensores e câmeras do ADAS geralmente estão localizados no para-brisa ou no capô do veículo.
Por isso, precisam ser recalibrados quando o vidro é substituído ou o carro sofre alguma batida e depois de qualquer intervenção que possa afetar o ângulo de direção, como alinhamento ou balanceamento.
Esse processo permite repor todos os parâmetros e especificações dos valores definidos pela marca para cada um dos recursos de segurança.
Para isso, é realizado um teste diagnóstico de todos os componentes eletrônicos do veículo, para identificar possíveis falhas ou erros.
É fato que ele seja um sistema muito inteligente, porém também muito fácil de ser desalinhado, por isso é necessário estar em constante manutenção, para que funcione de forma segura.
Mesmo que for fora ele aparente está funcionando de forma correta, se alguma dessas coisas acontecer, o sistema desalinhará, são eles:
Tudo isso já é suficiente para que os dados fornecidos à gestão estejam errados, fazendo com que o sistema pare de funcionar como devia e podendo até surpreender o condutor causando situações de perigo.
Se alguma dessas coisas acontecerem, não exite. É obrigatório recalibrar o sistema para que ele volte a funcionar perfeitamente e não transforme sua condução perigosa e traga riscos.
Não realizar a recalibragem é extremamente prejudicial, pois a sua segurança estará em risco, podendo causar acidentes gravíssimos.
Quando o sistema não está recalibrado, os recursos não ficam sincronizados, nem alinhados e passam informações erradas ou imprecisas ao motorista, que poderão ocasionar acidentes.
Imagine o risco de ter um assistente de permanência de faixa descalibrado e o carro sair da pista?
Ou ainda um sistema de frenagem automática de emergência que não freia quando o veículo da frente para?
Esses são alguns exemplos de problemas que podem acontecer no dia a dia do motorista que não está com o sistema funcionando corretamente.
Por isso, é importante lembrar que a tecnologia não substitui a atenção do condutor, sendo assim, ele precisa estar sempre concentrado e cuidadoso com o trânsito.
O ADAS (advanced driver assistance) necessita que você tenha atenção ao seu funcionamento, dessa forma você precisa ficar atento aos sinais do veículo para identificar quando o sistema precisa receber manutenção.
Para isso, fique ligado, pois geralmente aparecem sinais como mensagens no painel informando que algum sistema está obstruído ou inativo, código de erro no sistema ou luzes no painel.
A calibração do sistema só pode ser realizada por profissionais especializados. Não é feito em qualquer oficina, pois é necessário ter os equipamentos que fazem o procedimento.
São verificados todos os recursos de segurança do sistema.
Primeiro é corrigida a leitura da câmara do para-brisas, retrovisores e para-choques e isso garante o funcionamento de todos os sensores do carro.
Seu veículo é colocado para recalibragem, que é realizada de forma recomendada pelo fabricante do automóvel, e o tempo de recalibração varia de modelo para modelo.
Então se o seu veículo possui esse sistema e ainda não foi calibrado, procure fazer a manutenção com profissionais adequados.
Você sabia que na Autoglass você também conta com este serviço? Agende a recalibragem do sistema ADAS do seu carro em uma de nossas lojas através do CHAT, ou ainda se preferir ligue para 0800 025 6313 para agendar o serviço.
E você já conhecia o ADAS? Apostamos que seu próximo possante você vai fazer questão que tenha o sistema.
Quer saber mais sobre as mudanças tecnológicas do mercado automotivo? Então não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente.
Leia também: Start Stop e Start&Stop: O que são, Diferenças e Como funcionam?