Sabe aquela checagem rápida no pneu que sempre deixamos para depois? Pois é, ela é mais importante do que que você pensa!
Muita gente não dá a devida atenção mas, isso vai muito além da simples manutenção do carro. Estamos falando de segurança e de estar dentro da lei.
Neste bate-papo, vamos entrar no mundo dos pneus e entender as consequências sérias de rodar por aí com pneus desgastados.
Não é só sobre as multas e as dores de cabeça com a lei que isso pode trazer, é sobre como pneus em bom estado são essenciais para uma direção segura.
Não importa se você já é calejado nas estradas ou se ainda não pegou o jeito na direção, este artigo está cheio de dicas e informações que vão te ajudar a cuidar melhor dos seus pneus. Assim, você dirige mais tranquilo e evita aquelas multas chatas que ninguém quer pagar. Vamos lá?
Leia também: Dicas para escolher o pneu ideal
Quando um pneu está careca, diversos problemas surgem que comprometem tanto a segurança quanto a legalidade de condução do veículo.
A redução da aderência é uma das principais consequências, porque pneus desgastados têm a capacidade reduzida de fixar ao pavimento, sobretudo em condições de chuva, o que aumenta o risco de derrapagens e acidentes.
Isso também leva a um aumento significativo da distância necessária para a frenagem, já que os sulcos insuficientes nos pneus não permitem uma frenagem eficiente.
Além disso, em estradas molhadas, os pneus carecas apresentam um risco acentuado de aquaplanagem, por não conseguirem dispersar a água de maneira eficaz, consequentemente perdem o contato com a superfície da estrada.
Esse desgaste excessivo pode também causar danos à estrutura do pneu, como rupturas e bolhas e elevar o risco de falhas repentinas.
Dessa forma, é fundamental ressaltar que os pneus são componentes cruciais para a segurança do veículo. Os riscos que os pneus carecas trazem à estabilidade, dirigibilidade e segurança geral do veículo e de seus ocupantes não devem ser subestimado.
Assim, verificações regulares e a substituição oportuna dos pneus são essenciais não apenas para evitar multas e penalidades, mas, acima de tudo, para garantir uma condução segura.
Para identificar se um pneu está careca existem várias técnicas que você pode utilizar. A forma mais eficiente é a verificação dos Indicadores de Desgaste (TWI), presentes na maioria dos pneus modernos. Estes indicadores são ressaltos localizados no fundo dos sulcos.
Quando a superfície do pneu se nivela com estes indicadores, indica que a profundidade do sulco chegou ao mínimo legal, geralmente 1,6 mm. Outra técnica prática envolve o uso de uma moeda. Se a parte dourada ficar visível, isso sugere que os sulcos estão abaixo do limite de segurança.
Além disso, uma inspeção visual regular dos pneus pode revelar sinais de desgaste, como áreas lisas, cortes, rachaduras ou bolhas, que são indicativos de desgaste excessivo ou danos na estrutura do pneu.
Para uma medição mais precisa, você pode utilizar um medidor de profundidade de sulcos, uma ferramenta específica que fornece uma leitura exata da profundidade dos sulcos do pneu.
Estes dispositivos são acessíveis e fáceis de usar. Além disso, é recomendável que os pneus sejam checados de forma regular por um profissional, durante as manutenções regulares do veículo.
Eles podem identificar sinais de desgaste que podem não ser tão fácil de perceber para um leigo. É crucial lembrar que manter os pneus inflados e alinhados é ideal para evitar desgastes irregulares e prematuros.
Essas práticas não só prolongam a vida útil dos pneus, como também contribuem para a segurança na condução.
Não é possível recuperar pneus carecas de maneira segura ou permitida. Uma vez que um pneu alcança este estado, com a banda de rodagem desgastada além do limite de segurança, ele perde características cruciais necessárias para uma condução segura.
Esse tipo de pneu possui aderência reduzida e aumenta os riscos de derrapagens e acidentes em condições de chuva ou piso molhado.
Além disso, a falta de sulcos adequados aumenta o risco de aquaplanagem, pois os pneus não conseguem dispersar a água de maneira eficaz.
A estrutura interna de um pneu careca pode estar comprometida, o que não é algo que possa ser restaurado por meio de processos de recuperação.
Do ponto de vista legal, dirigir com pneus carecas é ilegal em muitos países, incluindo o Brasil, e está sujeito a multas e outras penalidades.
Portanto, dada a importância dos pneus para a segurança do veículo, a única opção recomendável e segura é substituir pneus carecas por novos ou em bom estado.
Leia também: Calibragem de pneus: de quanto em quanto tempo devo calibrar?
O valor da multa por dirigir com pneu careca é de R$ 195,23 (cento e noventa e cinco reais e vinte e três centavos), uma quantia considerável que reflete a seriedade dessa infração.
Além do impacto financeiro, essa infração é classificada como grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Isso significa que, além da multa o motorista acumula cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Leia também: Saiba sobre os tipos de multas de trânsito existentes no Brasil
Qual é o limite de uso do pneu?
Você sabia que os pneus têm uma indicação específica que mostra o limite de desgaste aceitável?
O Código Nacional de Trânsito é bem claro quanto a isso: ele estabelece que os sulcos dos pneus devem ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.
Essa medida é calculada do ponto mais baixo do sulco até a parte mais elevada da banda de rodagem. Essa regra existe por uma boa razão.
Manter essa profundidade mínima nos sulcos é crucial para garantir que o pneu consiga eliminar a água que fica entre ele e a estrada, além de ser fundamental para manter o controle e a dirigibilidade do veículo.
Quando um pneu está abaixo desse limite, ele enfrenta mais dificuldades para remover água e detritos da estrada, o que pode levar a uma menor aderência e, consequentemente, aumentar o risco de acidentes.
A vida útil de um pneu que não está em uso varia entre 5 a 10 anos a partir da data de sua fabricação, desde que sejam armazenados de maneira adequada.
O período exato de durabilidade depende de vários fatores e condições sob as quais os pneus são mantidos.
Para maximizar a vida útil de um pneu sem uso, é crucial armazená-los em um ambiente que seja seco e fresco.
Eles devem ser mantidos longe da exposição direta à luz solar, de fontes de calor extremo, de ozônio e de substâncias químicas, pois todos esses fatores podem acelerar o processo de degradação do material do pneu.
Além disso, a maneira como os pneus são posicionados durante o armazenamento também é importante. O ideal é que serem guardados na posição vertical, de pé, e não empilhados se estiverem montados em aros, para evitar deformações.
Se estiverem desmontados, o empilhamento é aceitável, mas deve-se evitar que fiquem sob peso excessivo ou em posições que possam causar deformações.
É importante lembrar que, mesmo sem uso, os pneus envelhecem e podem perder suas propriedades originais.
Portanto, mesmo que um pneu pareça novo e nunca tenha sido usado, é recomendável verificar a data de fabricação e inspecionar sua condição antes de colocá-lo em uso.
Leia também: Guia completo de como trocar o pneu do carro
Dirigir com pneus carecas não só resulta em multas e pontos adicionais na sua carteira de motorista, mas também pode levar à retenção do seu veículo pela autoridade de trânsito.
Isso significa que, ao ser flagrado nessa condição. O veículo fica parado no local onde ocorreu a fiscalização até a substituição dos pneus.
A ideia é que o carro só volte a circular após a troca dos pneus por outros que estejam dentro dos padrões legais de segurança.
Isso reforça a importância de manter os pneus em boas condições, não apenas para estar em conformidade com a lei, mas também para garantir a sua mobilidade e segurança no trânsito.
Leia também: Multa vencida pode apreender o veículo?
Conduzir com pneu careca representa um risco tanto para o motorista quanto para os demais usuários da via, comprometendo a aderência e a capacidade de frenagem do veículo.
As penalidades legais e as consequências práticas abordadas neste artigo reforçam a necessidade de uma manutenção regular e responsável dos pneus.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com aquele seu amigo que ainda tem dúvidas sobre pneu careca.
Ah! E não se esqueça de acompanhar nossos artigos semanais aqui no blog.
Até a próxima!
Leia também: Farol de Milha e Farol de Neblina explicados: diferenças, benefícios e guia de uso