A central multimídia deixou de ser um acessório dispensável no carro, nos dias de hoje elas simplesmente fazem parte da rotina de qualquer motorista, principalmente aqueles que dirigem bastante, pois precisam deixar o dia a dia mais divertido e menos cansativo.
A maioria dos veículos hoje saem de fábrica com o sistema instalado, mas caso seu possante seja mais antigo e você deseja ter essa tecnologia é possível comprar e instalar no seu carro.
Há quem pense que a central multimídia serve apenas como lazer, mas ela serve para indicar caminhos, atender ligações sem precisar do celular, bluetooth, sensores de estacionamento, DVD e muito mais.
A verdade é que o item é capaz de mudar a experiência dentro do carro, deixando o ato de dirigir mais prático, seguro e divertido.
Mas cada central possui características técnicas diferentes, desde entradas, conectividade, funcionalidade e outros pontos que vão fazer muita diferença na experiência do usuário.
Diante disso, é importante conhecer sobre os dispositivos disponíveis no mercado e quais modelos se encaixam melhor no seu veículo e rotina.
Pensando nisso, vamos te ajudar a fazer a melhor escolha através deste artigo.
Leia também: Tecnologias automotivas que ajudam a salvar vidas no trânsito.
Se você está na lista dos que nunca ouviram falar sobre essa tecnologia ou até mesmo tem dúvidas de para que ela realmente serve, calma a gente vai te explicar.
A central multimídia é um equipamento instalado no painel dos carros que possui diversas funcionalidades, como:
Ou seja, ter uma central multimídia facilita a vida do condutor. Além de ser ideal para quem possui crianças, pois é possível colocar filmes para eles assistirem e tornar a viagem mais tranquila.
Escolher a melhor central multimídia vai depender do que você necessita e gosta. Abaixo listamos pontos importantes que você deve observar.
Antes de escolher a central que tem tudo a ver com seu gosto, você precisa verificar se ela tem tudo a ver com seu carro. Primeiro é preciso verificar se ela cabe no espaço deixado no painel do automóvel para a instalação desse tipo de aparelho.
Para saber, você olhará a unidade de medida usada para a central multimídia, que é o “DIN”. A maioria dos carros tem 1 DIN de espaço para encaixar o rádio.
Porém a central costuma ter 2 DIN, por isso, é importante que você verifique se tem espaço sobrando no seu carro, nas laterais, na parte superior e inferior.
Nesse caso, você pode optar por uma universal ou escolher uma específica para o seu carro, dessa forma, você terá maior segurança de comprar a correta.
Definir qual tamanho da tela te agrada é muito importante. Afinal é através dela que você verá as informações. A indicação para que você tenha conforto é que ela tenha no mínimo 6 polegadas.
Os recursos extras são interessantes, pois eles permitem que você tenha qualquer coisa apenas usando a central.
Veja se a central possui opções mãos livres
Quando a central tem recursos que fazem você não precisar tirar as mãos do volante é ideal. Afinal isso evita acidentes por falta de atenção.
Geralmente, isso é possível através de botões no volante, como:
Verifique o quanto de memória tem a central, uma vez que esse espaço é o que você terá disponível para gravar suas músicas e outras informações que você queira armazenar em seu dispositivo.
A maioria das centrais de multimídia possuem memória interna de 1 a 4GB, e memória RAM de 16 a 65GB, sendo esta responsável pelo correto funcionamento do sistema. Porém, fique atento a esse ponto, pois algumas centrais podem não ter memória por se conectarem com celulares e pen-drives.
A forma de conexão é a maneira como a central terá acesso ao seu celular ou tablet, a fim de ter acesso a seus arquivos como músicas e filmes. Existem várias formas como:
Confira as características desse modelo.
Confira as características desse modelo.
Confira as características desse modelo.
Confira as características desse modelo.
Confira as características desse modelo.
Confira as características desse modelo.
Confira as características desse modelo.
O ideal é que você contrate um especialista no assunto, com experiência comprovada, para realizar a instalação, caso contrário, corre-se o risco de ocorrer desde conexões erradas até casos de mau contato.
Agora você já sabe por onde começar na hora de escolher a central multimídia do seu carro. Com as dicas de hoje, não tem como cometer erros.
Para ler mais artigos como esse, acesse nosso blog semanalmente.
Leia também: O que são itens de série, opcionais e acessórios?