O reboque de carro é um item que ajuda muito quem precisa levar bagagens que não cabem no porta-malas. Mas o que muita gente não sabe é que ele não é para qualquer carro e existem regras para sua utilização.
Embora seja muito comum, a maioria dos motoristas não conhecem as regras de utilização do equipamento. O reboque não é proibido, mas para ter um é preciso seguir determinados padrões.
Informar-se a respeito da lei sobre engate de reboque é o primeiro passo para quem deseja utilizá-lo junto do seu carro.
Para saber mais sobre as leis do uso de reboque de carro e seus benefícios continue a leitura.
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O reboque é um veículo independente, que tem como função transportar cargas. O equipamento também é conhecido como: carretinha, atrelado, trailer ou galera.
O reboque é engatado ao veículo e possui dois ou mais eixos, característica essa que permite que ele se equilibre sozinho. Sua movimentação é articulada por meio de um veículo automotor.
Os dois equipamentos são confundidos com frequência, porém eles possuem diferenças. O reboque possui 2 ou mais eixos e é uma unidade independente. Isso significa que ele possui a capacidade de se manter estável e seguro com o próprio peso, mesmo quando não está acoplado a um veículo.
Essa independência é possível devido à sua estrutura e distribuição de peso, que o permite ficar estacionado ou ser movimentado sem a necessidade de um veículo para sua estabilidade.
Os reboques são comumente usados para uma ampla gama de aplicações, desde o transporte de bens de consumo até equipamentos especiais.
Eles podem ser atrelados a diferentes tipos de veículos como carros de passeio de acordo de seu tamanho e capacidade.
Por outro lado, o semirreboque difere acima de tudo na forma como é acoplado e movimentado. Com 1 a 3 eixos, ele necessita de um veículo trator, na maioria das vezes um caminhão do tipo cavalo mecânico, para sua locomoção.
O semirreboque é projetado para ser em partes suportado pelo trator, o que significa que uma parte significativa de seu peso e carga é transferida para o veículo que o puxa.
Esta configuração permite transportar cargas mais pesadas e volumosas em comparação com um reboque comum. Os semirreboques são essenciais no setor de transporte de carga, onde são utilizados para movimentar grandes quantidades de mercadorias.
Ambos, reboques e semirreboques, são fundamentais no transporte terrestre, mas a escolha entre um e outro depende do tipo de carga, do volume, do peso a ser transportado, e das especificações do veículo que realizará o transporte.
Além disso, é importante considerar as regulamentações de trânsito e as limitações de cada equipamento, garantindo assim a segurança e eficiência no transporte de cargas.
O engate é uma estrutura metálica que permite que o reboque seja encaixado no carro. Essa estrutura é parafusada na carroceria do automóvel.
Essa é real utilidade do item, porém é comum que motoristas façam a instalação por questões de estéticas e com o objetivo de proteger o veículo contra colisões.
O que não funciona na prática, visto que o resultado em batidas maiores pode ser ao contrário, fazendo com que um impacto de baixa velocidade e fácil reparo resulte até na perda total do carro. Além disso ele deve seguir algumas regras:
Assim como os demais veículos, os reboques também precisam ser registrados no Detran, dessa forma, é obrigatório que ele tenha:
Assim, ao comprar um reboque o motorista deve fazer o seu registro assim como faz de um carro 0km, levando ao DETRAN os seguintes documentos:
Para conduzir veículos com reboque o motorista precisa ser habilitado em categoria B. Assim, é permitido para categorias até 3.500kg de peso bruto total, a partir de 6.000kg é permitido apenas para condutores habilitados na categoria C, e acima disso habilitação na categoria E.
A partir do momento que é colocado um reboque no carro, ele deixa de ser um veículo leve e passa a ser considerado um veículo pesado.
Sendo assim, o limite de velocidade que o carro deve seguir é menor do que o acostumado.
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Além de toda documentação necessária, o reboque também precisa cumprir regras no quesito equipamentos. São eles:
O reboque também deve respeitar limites de dimensões:
Não é qualquer modelo de carro que pode colocar um reboque, a princípio ele precisa ter um engate dentro das especificações.
Antes de instalar um engate no seu veículo, é preciso verificar se ele está apto a receber um. Caso contrário, o proprietário cometerá uma infração grave.
Dentre os carros de passeio certificados para o uso de reboque são:
Dentre os carros de passeio que não pode usar reboque são:
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O motorista que não seguir as regras para o uso de reboque cometerá infração grave de trânsito e poderá ser punido com multa de R$195,23 reais, 5 pontos na CNH e retenção do veículo.
Além disso, caso a regularização não seja feita no local, com a retirada do engate, por exemplo, o veículo pode ser apreendido.
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O valor de um reboque pode variar conforme o tipo, o carro e a finalidade.
Por exemplo, um reboque de modelo aberto custa cerca de R$ 5.000 reais, em média. Já o reboque fechado ou baú custa a partir de R$ 10.000 reais, em média.
Se você está pensando em comprar um reboque de carro, percebeu que existem leis e regras que precisam ser seguidas. Não é só comprar um e colocar no veículo, inclusive verificar se o automóvel pode receber o equipamento é uma das primeiras atitudes a serem tomadas.
Além disso, o item exige cuidados e manutenções, ou seja, pensar no gasto que isso acarretará também é importante.
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