Você já teve que levar o seu carro ao mecânico e foi sugerido que desse um passe no disco de freio? Neste momento você ficou com dúvida do que exatamente era isso e se o procedimento era seguro?
Realmente existe uma discussão entre os especialistas sobre dar passe ou retificar o dispositivo. Se a peça do automóvel está empenada o que é aconselhável fazer: trocar por um novo ou dar um passe?
Para entender todos os detalhes sobre o assunto e tirar todas as dúvidas continue a leitura.
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Antes de saber sobre o procedimento da retífica vamos te explicar o que é e como funciona o dispositivo.
A peça é responsável por promover a desaceleração e a parada do carro por meio do atrito das pastilhas em sua superfície.
Eles ficam localizados geralmente nas rodas dianteiras e possuem um formato circular e achatado, ficando presa ao cubo de roda, acompanhando o seu movimento.
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É mais utilizado no eixo traseiro de carros grandes, como utilitários e SUVs.
É mais encontrado nas rodas dianteiras de automóveis mais potentes e nos eixos traseiros de modelos esportivos.
Esse tipo de freio é mais leve que os outros, é muito usado em carros esportivos, onde o uso do freio é mais agressivo, pois são resistentes à fadiga. São ideias para situações de neve e chuva, pois drenam a água com mais rapidez, garantindo boa frenagem.
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Quando a peça começa a apresentar sinais de problemas é necessário procurar um mecânico para o reparo com urgência, pois defeitos no dispositivo afetam a sua segurança ao dirigir, visto que eles atrapalham a capacidade de frenagem.
Quando o freio é acionado e acontecem trepidações é um sinal que a peça está desgastada ou empenada.
Se para fazer o carro reduzir a velocidade, é necessário pisar fundo no freio, isso é sinal que há um desgaste irregular no disco, impedindo que a pastilha de freio tenha contato com o disco para realizar a frenagem.
Durante a frenagem é possível ouvir um barulho de ferro raspando, significa que as pastilhas precisam ser substituídas, pois o mau funcionamento dessas peças danificam o disco.
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O passe no disco é um serviço de retífica da peça, que consiste em retirar as camadas da superfícies da área de segurança do disco para corrigir desgastes e imperfeições.
O procedimento só deve ser realizado por profissional especializado e só se a peça permanecer dentro das medidas ideais, como a espessura.
A retífica ajusta os dois lados da peça de forma uniforme e ao mesmo tempo para não ficar desbalanceado.
Ela corrige as duas partes e retira o material até que atinjam a superfície perfeita. O passe pode ser feito nas áreas que ficam ligadas às pastilhas, mas a sua espessura mínima não pode ser ultrapassada.
A retífica é um procedimento delicado e minucioso, sendo assim requer muito cuidado.
Se não é viável eliminar o empenamento respeitando as determinações mínimas, não compensa. Só é válido realizar o procedimento se for possível manter a espessura mínima de recomendação para o bom funcionamento.
O indicado é não fazer o passe e sim trocar a peça por uma nova, afinal o processo acaba fragilizando o dispositivo e agravando o seu desgaste precoce.
Geralmente um disco de qualidade aguenta até 80 mil quilômetros rodados, mas que isso sem chance.
Porém, o recomendado é fazer uma manutenção do sistema de freios a cada 40 mil quilômetros rodados, justamente para verificar a peça.
Mas também é muito verificar o disco e o fluido de freio toda vez que você fizer a troca das pastilhas, que deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados.
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Como você viu apesar do passe não ser um procedimento ilegal, envolve alguns cuidados específicos que se não for realizado por profissionais capacitados pode comprometer todo o sistema de freios do seu carro como também sua segurança.
Essa alternativa deve ser apenas momentânea, por pouco tempo. Logo após o serviço, não é indicado que o motorista demore a trocar os discos de freio por novos.
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