Todo mundo que possui um carro tem que entender a importância do aditivo para radiador. Esse composto químico é primordial e interfere diretamente no funcionamento do automóvel.
Apesar de ser um produto bastante conhecido, sua forma de usar e quando usar ainda causam dúvidas na maioria dos motoristas e pior muitos condutores sequer utilizam por esquecimento ou por acharem que é irrelevante para o veículo.
Mas, o aditivo para radiador cumpre um papel importante no motor do carro. Ele protege contra corrosão, permite lubrificação da bomba d’água e aumenta o ponto de ebulição do fluido.
Dessa forma, entender para que serve o aditivo para radiador é indispensável para que seja possível manter o veículo funcionando perfeitamente. Para entender tudo sobre esse composto, continue a leitura.
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O aditivo de radiador é um fluido que é colocado no radiador. Sua função é aumentar o desempenho do sistema de arrefecimento.
Além disso, eleva o ponto de ebulição da mistura, permitindo que o sistema opere eficientemente em altas temperaturas sem o risco de ferver. O aditivo também oferece proteção contra a corrosão e oxidação, que podem danificar o motor e outras partes do sistema de arrefecimento.
Alguns aditivos incluem lubrificantes que protegem componentes cruciais, como a bomba d’água. Por fim, eles aprimoram a transferência de calor, permitindo que o líquido de arrefecimento absorva e dissipe mais eficientemente o calor do motor.
Para garantir a saúde e eficiência do motor, é vital seguir as recomendações do fabricante do veículo em relação ao tipo e proporção do aditivo e manter a manutenção regular do sistema de arrefecimento.
Sua principal função é elevar o ponto de ebulição da água do radiador e diminuir a sua temperatura de congelamento. Além disso, ele serve como lubrificante da bomba d’água, previne a ferrugem do motor e melhora a lubrificação.
A recomendação é que o aditivo seja trocado a cada 30 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses (mesmo que não tenha 30 mil quilômetros rodados), pois o composto tem prazo de validade.
Porém antes de fazer a troca consulte o manual do seu carro para verificar quanto tempo é recomendado para o seu veículo de acordo com a montadora.
É bem comum entrarmos no posto de gasolina e o frentista logo oferecer para que complete o aditivo do radiador. Provavelmente você é pego pelo seguinte questionamento: trocar ou não?
A substituição do aditivo apesar de parecer simples, não é uma tarefa fácil quanto parece, sendo assim não pode ser realizada em qualquer lugar.
Por isso, o procedimento deve ser realizado dentro de uma oficina especializada, com profissionais capacitados. Dessa forma, quando for ao posto de gasolina e te oferecerem a troca, não aceite para o bem do seu veículo e bolso.
Se o nível do aditivo baixou e há necessidade de completá-lo, é sinal de que alguma coisa não vai bem no sistema, visto que o local onde ele fica é um circuito fechado e não deve baixar em momento algum.
Sendo assim, é sinal que podem haver vazamentos, nesse caso é indispensável que você procure um mecânico para avaliar o que pode estar acontecendo.
Não continue a rodar com o nível baixo ou sem o composto, pois isso fará com que o motor trabalhe em altas temperaturas, podendo fundir a peça e fazendo o prejuízo ser ainda maior.
Para saber o nível correto de aditivo é simples. Basta ir até o reservatório de água do radiador, nele há 2 marcas que indicam o nível mínimo e máximo de líquido no sistema. É importante que o aditivo para radiador esteja sempre entre esses indicadores.
Para monitorar fique sempre de olho no medidor de temperatura no painel do carro. Caso o ponteiro comece a se aproximar na marcação vermelha é sinal de que você precisa procurar ajuda especializada.
Os dois produtos são vendidos para proteger o sistema de arrefecimento contra corrosão e para manter a temperatura dos componentes.
Mas existem diferenças substanciais entre eles, para ser considerado um aditivo para radiador é líquido deve conter uma porcentagem específica de MEG – monoetilenoglicol, em sua composição, além de ser aprovado pelo INMETRO e seguir as normas ABNT.
O fluido de arrefecimento não tem nada disso, sendo assim não está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho.
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Existem no mercado dois tipos de aditivos, os concentrados e os prontos para uso. Não existe diferença entre sua eficácia, mas sim no modo de usar. O ideal é usar o que vem especificado no manual do carro.
Esse aditivo precisa ser diluído com água desmineralizada antes de ser colocado no radiador. O valor da proporção de água e líquido varia de cada marca e veículo, sendo importante seguir as recomendações no manual.
Aditivo pronto para uso
Esse aditivo já vem diluído, não sendo necessário fazer a mistura com água e pode ser colocado diretamente no reservatório do radiador.
Se você completar o reservatório com água, provavelmente seu carro terá um superaquecimento.
Isso porque existe uma proporção correta com a mistura e também porque água sem ser destilada causa corrosão no sistema por conta do cloro.
Sendo assim, nunca complete o radiador com água.
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Em média o aditivo é possui um preço baixo, não é um investimento caro, especialmente comparados ao valor que você irá pagar por conta dos defeitos que seu veículo terá com a falta dele.
É possível encontrar o composto na faixa dos R$20, inclusive você pode garantir o seu em nossa loja virtual.
Agora você não irá cair na conversa de frentista que tenta completar o aditivo para radiador com água. Você já sabe a sua importância e como deve ser trocado o líquido do sistema.
Sendo assim, não dê bobeira, ficar sem o aditivo no carro irá esquentar não só seu motor, mas também a sua cabeça.
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