Muitos motoristas nem sabem da existência desse componente, mas o terminal de direção é primordial para o controle e segurança do veículo, pois está ligado à dirigibilidade e desempenho do carro.
Ele faz parte do sistema de suspensão e de direção, por isso, é necessário compreender detalhes da peça para entender como ela interage com os sistemas do automóvel.
O sistema de direção é um dos componentes mais importantes do carro. Dessa forma, mantê-lo em bom estado reduz o risco de acidentes, afinal as peças como o terminal de direção e pivôs fazem ligação com as rodas, fazendo com que a suspensão funcione corretamente.
Se você tem interesse em aprender sobre esse componente continue a leitura.
Leia também: Terminal Axial: o que é, para que serve e como detectar problemas?
O sistema de direção é composto por:
O terminal de direção mede em média 15 cm e é a peça que liga todos esses componentes. Dessa forma, ele tem dupla importância transmitindo movimento do volante para as rodas e trabalhando na suspensão do automóvel.
Dentro do terminal fica o pivô, que liga o chassi do carro ao sistema de suspensão. Esse pivô suporta os impactos das rodas, recebe a aceleração, frenagem e funciona também nas curvas.
Um dos primeiros sinais de falhas são: vibração, ruídos nas rodas e folga na direção. Outras sintomas que o carro apresenta são:
Se ao dirigir você sente um tremor vindo do carro, e uma trepidação que causa incômodo, esse é um sinal comum.
Mais um sintoma de problema é folga na direção, isso é perigoso pois prejudica a estabilidade e a dirigibilidade do carro, além de causar danos em outras peças da suspensão.
Se os pneus do seu carro estão durante menos do que o normal e apresentam desgastes irregulares, esse é outro sinal.
Geralmente as buchas, balança e coxins ficam desgastadas ou danificadas. O pino mestre do terminal é outra peça que sofre consequências e pode causar graves acidentes.
Se o carro emitir um som agudo quando você gira o volante é sinal que está com pouco fluido e fará com que a ponteira de direção se desgaste com mais rapidez.
Leia também: Barulhos no carro que podem ser preocupantes.
Como o item está diretamente ligado à segurança do automóvel, trafegar com o componente em mal estado aumenta as chances de acidentes que podem colocar a sua vida e de outras pessoas em risco.
Caso a peça esteja quebrada você perderá o controle do veículo.
Todos os componentes que estão no sistema de suspensão merecem um cuidado especial, pois eles estão constantemente sob tensão, absorvendo impactos, irregularidades e suavizando o balanço e trazendo conforto para quem está no veículo.
Dessa forma, acontece que seus componentes acabam sendo muito exigidos e precisando de um intervalo menos de troca, dependendo do local que o automóvel trafega.
Não há como fugir do desgaste do componente, e a cada 10 mil quilômetros rodados a suspensão precisa passar por manutenção para que as devidas trocas sejam realizadas.
É válido lembrar que não existe uma manutenção específica para o terminal de direção, quando é necessário fazer a sua troca é necessário realizar a de ambos os lados, por mais que uma danifique antes da outra.
O cuidado que deve ser tomado é trocar sempre o óleo, para garantir que as ponteiras estejam sempre lubrificadas corretamente. Afinal, mantê-las conservadas é essencial para o funcionamento da direção.
A notícia boa é que você mesmo pode verificar o componente. É só levantar a extremidade dianteira do carro com um macaco e tentar mover o volante para a esquerda e direita com as mãos.
Se ao mover você ouve um barulho, é sinal de que há folga nas extremidades e elas vão precisar ser substituídas.
Caso queira investigar mais, retire o volante para ver mais de perto, dessa forma verifique se eles estão danificados ou quebrados.
É válido lembrar que apesar de ser possível verificar o estado das peças em casa o recomendado é que seja substituído por um profissional especializado. Afinal o item mais colocado pode gerar acidentes.
Finalizada a troca do terminal de direção, o motorista precisa fazer o alinhamento da direção, além do balanceamento das rodas.
Pronto, se antes você nunca tinha ouvido falar sobre o terminal de direção, agora sabe tudo sobre ele, como inspecionar, como saber se está com defeito e o que é necessário fazer.
Por isso, fique de olho no seu possante para que os devidos cuidados sejam tomados no momento certo.
Continue acessando nossos artigos semanais aqui no blog e fique por dentro de tudo sobre o universo automotivo.
Leia também: Afinal, o que é melhor: Direção Hidráulica ou Elétrica?