Sol, chuva, sereno, dejetos de pássaros e poeira são algumas das intempéries que causam mais preocupações aos donos de veículos que não tem uma garagem coberta. E para resolver esse problema, o mercado apresenta algumas soluções práticas, como a pintura automotiva.
Com o avanço nas tecnologias, por exemplo, hoje em dia existem diversas melhorias na qualidade das tintas automotivas. Donos de carros também podem optar pelo envelopamento ou utilização de capas de proteção. Mas ainda assim os proprietários precisam tomar outros cuidados no cotidiano para proteger a pintura do seu carro.
Afinal, a pintura automotiva pode ser comparada ao cartão de visitas do seu veículo. Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a proteger o visual do seu possante.
Leia mais: Dicas para manter o seu carro conservado
Considerados os principais inimigos da pintura automotiva, sol e sereno são problemas enfrentados por quem não tem uma garagem coberta em casa ou não possui estacionamento coberto no local de trabalho. Isso porque, seja um veículo com pintura sólida, metálica ou perolizada, todos podem ser danificados pela ação dessas intempéries.
Uma dica para manter a vida útil da pintura automotiva é a aplicação de ceras protetoras. O ideal é que seja realizado, em média, a cada três meses por um profissional especializado que possua o equipamento e local correto para isso.
Leia mais: O impacto do calor e sol no seu carro
Não enxaguar corretamente o veículo, utilizar detergentes coloridos ou sabão em pó são alguns erros comuns cometidos durante a limpeza do carro. Produtos agressivos ou abrasivos também podem acabar com a pintura automotiva do seu possante.
Fique atento! Outro erro comum é a utilização de jato de água muito forte. Por isso, na dúvida, busque sempre por produtos especializados para fazer a limpeza do seu carro ou recorra aos serviços de um profissional.
Leia mais: Como preservar e recuperar as partes plásticas do veículo
Resíduos de asfalto, como piche, grudam principalmente perto dos pneus e podem ser um problema a longo prazo. Então, se você não tem o costume de lavar o carro com frequência, reserve um tempo toda semana para verificar e retirar esses tipos de resíduos a fim de evitar danos mais sérios à pintura automotiva.
Outra dica preciosa é ficar de olho se o seu carro possui pequenos arranhões ou amassados que podem causar maiores danos na pintura automotiva se não forem arrumados rapidamente. Fazer o conserto dessas avarias vai evitar que a corrosão aumente e consuma ainda mais a pintura do seu carro.
Leia mais: Como tirar riscos no para-brisa do carro em casa?
Dica de ouro: limpe imediatamente o seu carro após perceber dejetos de pássaros na lataria. Isso porque as fezes podem corroer a pintura automotiva.
Não dê bobeira! O ideal é fazer uma boa lavagem no veículo pelo menos uma vez por semana, pois, após esse período, há certos tipos de sujeira que acumulam e tendem a ser difíceis de tirar sem danificar a lataria.
Leia mais: Qual é o melhor reparo de pintura para seu carro?
Já falamos que produtos abrasivos e outros resíduos podem ser agressivos para a pintura automotiva. Mas é bom reforçar essa informação! É comum que gasolina, óleo, graxa e outras substâncias necessárias na mecânica do veículo possam cair na lataria. Para evitar a corrosão da superfície do seu carro, é importante que você faça rapidamente uma limpeza no local.
Leia mais: Quanto custa para pintar o para-choque? Valor médio e cuidados com a pintura
Na correria do dia a dia, procurar uma boa vaga para estacionar o carro pode não ser fácil. E, muitas vezes, não prestamos muita atenção onde estamos estacionando o veículo. Não é mesmo?
É compreensível querer deixar o carro na sombra! Mas é bom ter atenção: evite estacionar o carro debaixo de árvores. Quem nunca voltou para o carro e encontrou o para-brisa sujo? O problema é que muitas frutas podem ter substâncias corrosivas e acabar sendo abrasivas para a pintura automotiva.
Leia mais: 14 Dicas Automotivas Importantes para manter o seu carro em perfeito estado
Outra dica recomendada por especialistas em pintura automotiva é renovar a pintura ou fazer uma aplicação de cera a cada seis meses. Você também pode optar por fazer: cristalização, vitrificação ou espelhamento no seu carro.
Além de lavar o carro, é importante usar produtos corretos que auxiliam não somente a dar brilho à lataria, mas também a conservar a pintura original de fábrica.
Leia mais: Redobre os cuidados com o carro no frio
Achou que tinha acabado a lista de dicas? Preparamos um tira-dúvidas pra te ajudar a entender melhor os principais procedimentos utilizados para promover maior proteção da pintura automotiva.
Polimento: utiliza-se uma cera mais abrasiva e uma politriz para espalhar cuidadosamente o produto pela superfície do carro. Mas é bom você saber que esse procedimento serve só para recuperar o brilho e deve ser feito em pinturas desgastadas ou com pequenos riscos.
Enceramento: pode ser resumida a simples aplicação de cera para dar brilho e também proteger a lataria do carro. É um procedimento que pode ser feito em casa.
Cristalização: utiliza uma resina especial para proteger contra as intempéries e mantém seu efeito brilhante por cerca de seis meses, por isso recorra a um profissional especializado.
Vitrificação: também pode ser chamado de uma forma mais avançada de cristalização. Tem durabilidade de até três anos.
Espelhamento: tem efeito reparador e pode ser feito, no máximo, uma vez a cada dois anos. Entre os benefícios estão: eliminar riscos superficiais, contaminações externas, imperfeições de brilho, oxidações e outras situações.
Conclusão
Você viu que não basta apenas lavar regularmente o seu carro, é preciso tomar cuidados especiais para manter protegido o visual do seu possante. Nossa última dica é: cuide bem do seu veículo e você vai manter por bastante tempo a durabilidade da pintura automotiva!
Toda semana tem post novo com dicas preciosas aqui no blog. Ficou com curiosidade? Assine a nossa newsletter e saiba em primeira mão quando tiver uma nova publicação.
Leia mais: Como cuidar dos vidros e películas do carro?