A câmara de combustão, também conhecida como combustor, é uma parte do motor de um veículo, essencial para que o carro possa se movimentar.
Um motor pode falhar por diversos motivos, se ele estiver engasgando, com dificuldade de funcionamento, o consumo de combustível aumentou ou aconteceu a redução no rendimento. Ligue o alerta que é sinal de problema e isso fará com que a vida útil da peça seja reduzida ou danificada para sempre.
Para isso, vamos te mostrar hábitos que podem evitar ou reduzir problemas na câmara de combustão de modo que o motor possa trabalhar em seu melhor rendimento.
A câmara de combustão é responsável por receber toda a energia gerada pela expansão/pressão da mistura ar combustível e bem conhecida pelos profissionais de mecânica.
Para isso, preparamos este texto que vai te explicar como a câmara de combustão funciona e seu papel na performance do carro e também na redução do consumo de combustível. Confira!
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Também conhecida como combustor, a câmara de combustão é um local dentro do motor que acontece processo de combustão. Sua função é queimar a mistura de ar e combustível para que essa reação gere energia suficiente para mover os pistões.
A câmara de combustão é importante na fase de admissão do processo de combustão. Ela é preenchida com o combustível (gasolina, etanol, diesel etc.) dando início à queima. Depois disso, ela é esvaziada para que próximo ciclo comece.
As câmaras têm diferentes modelos que variam de acordo com a marca, o carro e o ano. Elas podem ser compostas por tubos colocados entre o compressor e a turbina. Podem também ter um espaço contínuo onde ocorre a reação.
Em geral varia muito, mas, basicamente, todas precisam ter: carcaça, camisa interna perfurada (admite a entrada de ar), sistema de injeção de combustível, sistema de ignição, sistema de drenagem (retira os resíduos de combustível).
Existem quatro tipos de câmaras de combustão. O que muda entre elas é a eficiência para queimar o combustível. Os modelos existentes são:
A troca da peça vai depender muito dos hábitos de uso, pois não existe um prazo para troca ou revisão. A manutenção só tem necessidade de ser realizada quando o processo de combustão não está sendo suficiente.
Para saber se ela não está funcionando direito é só observar a potência e consumo de combustível. Situações em que a combustão é prejudicada:
Se não tiver chama no interior da câmara de combustão, o motor desliga e pode quebrar.
Quando acontece de ter baixa pressão de combustível, faz com a que mistura fique fraca e é apagada com o fluxo de ar.
Quando uma mistura entra no sistema, aumenta a pressão de combustão, isso faz com que as acelerações fiquem mais bruscas.
Quando há um desvio de uma grande quantidade de ar vinda do compressor, a estrutura da câmara de combustão esfria e isso interfere na potência da combustão.
Se você passou com o carro pela enchente, problemas maiores podem estar por vir. Depois da chuva, hora de ver os prejuízos causados pelo alagamento.
Agora é o momento de fazer revisão nos sistemas mecânico, elétrico, eletrônico e também da parte interna do carro. Outra dica muito importante é não ligar o automóvel, para não prejudicar ainda mais o motor e causar o calço hidráulico, que é uma falha no motor de combustão interna que é muita cara de ser reparada, causada quando a água entra no motor.
Dependendo da gravidade do calço hidráulico, pode acontecer quebra de pistão, trinca do cabeçote e empenar os comandos de válvulas, bielas e virabrequim.
Peça que o mecânico confira se entrou água no motor, pois aí será preciso limpar, secar e lubrificar todas as áreas que foram contaminadas. Além disso, o óleo do motor, filtros de óleo e ar precisarão ser trocados. Assim como, a lubrificação do câmbio e do diferencial também precisarão de atenção, pode ser que seja necessário trocar a correia dentada.
Em carros mais antigos, a água também pode contaminar o tanque de combustível, que deverá ser esgotado e limpo.
Não é só água no motor que causa problema na câmara de combustão, acúmulos de fluidos ou de combustível também contribuem para dar defeito. O calço hidráulico pode ser formado por conta de injetores defeituosos, má interpretação e funcionamento da injeção, junta do cabeçote queimada ou trincas no bloco do motor.
Os dois primeiros problemas são causados por conta do combustível em estado líquido ser mandado aos pistões, enquanto que os outros permitem a passagem de água (ou líquido de arrefecimento) à câmara de combustão.
O custo de reparo fica entre R$ 1.500 e R$ 3 mil para modelos populares, R$ 7 mil para os medianos e muito mais que isso para modelos premium.
É isso, a peça não não de defeito com frequência e muito menos um tempo de vida útil que necessita ser trocado. Mas, quando dá problema, custa um pouco caro fazer o reparo ou trocar.
Por isso, torna-se tão importante fazer as revisões para não ser pego de surpresa, visto que o item é essencial para o funcionamento do motor.
Se você é daqueles que até hoje nunca tinha ouvido falar da câmara de combustão pode perceber que apesar de pouco citada, a peça é fundamental no carro. Afinal tudo que se trata do motor merece uma atenção especial.
Por isso, não deixe as revisões passarem da data e jamais enfrente a enchente. E claro, percebeu algum sinal de que o desempenho do possante está ruim, corra para um mecânico de confiança.
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