Muita gente gosta de trocar de carro uma vez por ano, já a outra parcela prefere ficar com o veículo por mais tempo e substituir apenas em um momento ideal. E você, já está com o mesmo veículo há muito tempo e deseja trocá-lo?
Não tem como fugir, a hora da despedida do possante chega para todos. Mas, muitas vezes é difícil reconhecer esse momento, por conta do afeto envolvido e também outros fatores.
Ter um carro não é luxo há muito tempo, o meio de transporte próprio oferece facilidade na rotina, independência e autonomia. Mas o bem não dura para sempre e chega um momento que é necessário trocar.
Quando chega essa hora muitas questões devem ser pensadas, principalmente se o carro já não supre mais as necessidades da família e se está gerando muitos gastos com consertos.
A verdade é que seja qual for o motivo, existem alguns pontos que devem ser levados em conta, antes de decidir se é o momento certo para trocar de carro.
Leia também: Como evitar a desvalorização do carro na hora da revenda.
O seu carro dá sinais que chegou a hora de ser trocado, por isso conhecê-lo faz total diferença para conseguir analisar. Veja quais são!
A quilometragem indica o quando seu automóvel foi usado, dessa forma esse indicador é ótimo para verificar se está na hora de trocar de carro.
Um carro com 60 mil quilômetros rodados já comprova que tem um desgaste natural em componentes, como a embreagem e a suspensão. Dessa forma, ele vai passar a exigir manutenção frequentemente.
Mas esse não é o único item que você de analisar para trocar, afinal um carro que roda a maior parte dos 100 mil km em rodovias apresenta uma saúde boa.
Já um automóvel que é utilizado na rotina de manhã e fim de tarde e fica com o motor um longo período desligado já tem a vida útil abaixo.
Se o carro fica mais na oficina do que com você, é um sinal que precisa ser trocado por outro. Na dúvida peça a opinião de um mecânico de confiança se os motivos dos problemas são em decorrência da falta de revisão ou do desgaste do automóvel.
Afinal carros usados ou novos vão sempre precisar de eventuais gastos e de cuidados.
Ficar atento ao que acontece no mercado automotivo é importante para acompanhar a desvalorização do veículo, isso é outro fator importante para saber se é o momento de trocar de carro.
Afinal, a saída de linha ou uma mudança radical no modelo de um veículo podem ser grandes razões para que haja uma desvalorização.
Por isso, se você perceber uma queda no valor do seu automóvel, não hesite em mudar de carro. Quanto mais tempo você deixar passar, mais valor de mercado ele vai perder. Alguns carros já são conhecidos por terem desvalorização rápida. Então, é preciso levar isso em conta quando for vender e também quando for comprar um novo.
Leia também: Dicas para manter o carro conservado.
O carro começou a consumir mais combustível do que o usual, é um bom sinal de que chegou a hora de trocar de automóvel.
Isso pode ocorrer por conta da idade do veículo ou porque determinado modelo já tem essa característica.
As peças do carro que são feitas de borracha ou plástico te um desgaste maior e costumam durar cinco anos.
Quando elas ficam desgastas, acabam afetando outras peças do carro, como as mangueiras que ressecam e comprometem o funcionamento do motor.
Se você for um motorista que não cuida das trocas periódicas de água, aditivo e óleo, pode ter certeza de que, com o tempo, o motor do seu carro vai sentir o impacto.
Essa peça, que é o coração do seu automóvel, pode até não fundir. No entanto, terá o seu funcionamento comprometido, levando-o a gastar muito para que ele volte a funcionar.
Ou seja, se o seu caro usado tem apresentado vários problemas de superaquecimento, água vazando do radiador e mangueiras arrebentando, não espere o pior acontecer para poder trocá-lo.
Às vezes o motivo da mudança nada tem a ver com desgaste ou desvalorização, mas a sua rotina necessita de um carro maior ou menos.
Enfim, há algumas situações que fazem com que seu veículo não seja mais adequado às necessidades do dia a dia. Então, quando isso acontece, saiba que é o momento de trocar o possante.
Leia também: Como comprar um carro: 11 dicas para não errar na hora da compra.
A maioria dos carros tem garantia de 3 anos ou 5 anos. Dessa forma, muitas pessoas procuram trocar o automóvel nesse intervalo de tempo, mesmo que quilometragem esteja baixa.
A garantia costuma ser bem específica que englobam:
Os valores do seguro tendem a aumentar de acordo com o ano do carro, quanto mais velho, mais caro são os seguros. Isso acontece porque com o passar do tempo fica mais difícil encontrar peças de reposição do automóvel.
Dessa forma, muitas pessoas decidem fazer a troca por um veículo mais novo, a fim de pagar um seguro com valor mais acessível.
No dia a dia é possível descobrir se é a hora de trocar carro, se o mesmo começa a apresentar ineficiência e absorve menos impactos, também é um sinal.
Mais uma vez ficar ligado no mercado automotivo é importante, principalmente se o modelo do seu carro ganhar uma nova geração. Dessa forma, a versão anterior ficará desvalorizada.
Nesse momento, informe-se para saber se há alguma previsão de atualização da montadora para o carro que você tem, e antecipe-se para conseguir uma melhor negociação na revenda.
Nos anos anteriores a indústria automotiva enfrentou alguma crises, com a escassez de semicondutores por conta da pandemia. Mas, agora com tudo normalizado o mercado voltou a aquecer e mas para o final de 2022 e 2023 é o momento ideal para trocar de carro.
Leia também:
A sua vontade deve prevalecer dessa decisão, dessa forma o prazer em adquirir um carro zero também deve ser levado em conta.
O importante é não ser impulsivo: tome a decisão com calma, para não se arrepender mais tarde.
Leia também: 15 dicas de como escolher o carro ideal para você.
Mesmo com os benefícios de mudar o carro no momento certo, não deixe de fazer um bom estudo financeiro para analisar se esse é o momento certo para você.
A aquisição de outro veículo representa um grande custo, é necessário considerar
Leia também: Honda City 2022 movimenta o mercado automotivo.
Como você viu, trocar de carro não é tão difícil, mas também não é uma tarefa simples. Por isso, antes de passar o possante para frente e comprar um novo, alguns pontos devem ser avaliados. Mas, tudo pensando direitinho, não tem como dar problema.
Se você gostou desse conteúdo, continue acessando nossos artigos semanais aqui no blog, tem sempre muito dica boa para você que tem um carro ou deseja comprar um.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais e visite nossa loja virtual.
Leia também: Onde comprar peças: dicas práticas para não errar.