O ano começou com o lançamento do Honda City. A gente sabe que os anos de 2020 e 2021 ficaram marcados por uma desaceleração nos lançamentos automotivos muito por consequência da pandemia do COVID-19.
A Honda, por exemplo, parou a produção no Brasil ainda no primeiro trimestre de 2021, no entanto reservou para os últimos meses do ano as novidades e a confirmação dos planos para o futuro da marca e a principal delas foi o lançamento do Novo Honda City 2022, agora com uma versão Hatch!
Neste blog você confere as principais novidades sobre o Honda City e fica atualizado.
Leia também: Novo Honda City 2023 movimenta o mercado.
Embora tenha chegado no Brasil em 2009, o Honda City foi lançado em 1981 e já nasceu compacto, como um hatchback duas portas e permaneceu assim por mais 15 anos.
Nos anos 90 de olho na sua expansão no mercado automotivo ocidental, especialmente no americano (que entre nós, nunca foram fãs dos hatchs), a Honda abandonou a carroceria Hacthback compacta aplicada no Honda City e produz o modelo já conhecido somente como sedã.
Para os entusiastas da Honda, o Honda City 1997 se parecia muito com o já vendido no Brasil Civic. A história do sedã japonês no Brasil se inicia somente em 2009, já na sua terceira geração, que foi produzida de 2008 a 2013.
Lançado na categoria de sedãs compactos, o Honda City tinha como principais concorrentes o Fiat Linea e Volkswagen Polo, que não chegaram perto de alcançar o volume de vendas do modelo com muito espaço interno e com câmbio automático confiável da montadora japonesa.
No seu primeiro ano de vendas superou a soma dos dois principais concorrentes, inclusive superando os números do Honda Civic, que estava uma categoria acima, principalmente por oferecer características dos modelos médios em um compacto.
No ano de 2021, o Honda City ocupou a 59ª posição em vendas no Brasil, ficando atrás de modelos como o Fit, WR-V, Civic e HR-V, fato que repete o desempenho abaixo dos concorrentes nos anos anteriores. Um dos principais motivos para isso está na mudança de perfil do consumidor brasileiro, que nos últimos anos assumiu a preferência por SUV’s e hatchs.
Comparando o desempenho em vendas com o Honda Fit, o Honda City 2021 emplacou 1000 veículos a menos que o Fit 2021, concorrente interno que fica entre as categorias de mini-peruas e hatch.
Leia também: Melhores marcas de carros.
O Fit é sem dúvidas um dos preferidos da montadora japonesa no Brasil, isso porque uniu em um hatch características presentes nos sedãs da montadora e com um espaço interno muito satisfatório.
A decisão de abandonar a produção do Fit segue a tendência de outras montadoras, que passaram a lançar versões sedãs e compactadas do mesmo modelo, como por exemplo a Hyundai com o HB20, Volkswagen com o Virtus e o Polo e a Fiat com o Cronos e o Argo.
Essa prática tende a reduzir os custos de produção como resultado da compatibilidade das peças entre as versões. O novo Honda City 2022 compartilha peças entre as versões sedan e hatch e com outros modelos da montadora. Um alívio para consumidores e donos de oficinas e autopeças que têm sofrido com a falta de peças de reposição no mercado.
O motivo apontado pela Honda para retirada do modelo do mercado é a não adequação às regras do Proconve L7 do motor 1.5 aspirado usado na linha Fit.
Anunciado ainda em novembro no Brasil e com pré-venda iniciado em Dezembro, já teve mais de 1000 unidades entregues. O modelo anunciado para o Brasil levantou euforia e ao mesmo tempo desconfiança pela não inserção de um motor turbo, presente no modelo vendido fora do país e nos concorrentes das mesmas categorias.
A nova geração une atributos que têm se tornado cada vez mais importantes para os consumidores no país: ganhou espaço interno, se tornou seguro recebendo novas tecnologias, inclusive muitas inovadoras e com um motor mais eficiente, fundamental em tempos de variações no preço dos combustíveis.
O modelo recebeu o nome de New City 2022, seguindo o padrão para o irmão mais conhecido: New Civic. A principal novidade é a entrada da versão hatchback, mais compacta, que passa a ser concorrente do GM Onix e do Polo da Volkswagen.
A proposta da Honda para o interior do New City aproveitou o que já havia de melhor na versão anterior: muito espaço, descrição e conforto. O espaço interno do Honda Civic 2022 é maior do que a versão encerrada em 2021. A nova geração do sedã conta com 2,60 metros entre eixos, maior que o do Toyota Yaris Sedan, os mesmos do Chevrolet Onix Plus, porém 5cm menor que o VW Virtus.
O interior do Honda City 2022 lembra bastante a versão 2021. No entanto, as saídas de ar-condicionado do novo Honda City 2022 são mais horizontais, a versão 2021, por exemplo, possui defletores de ar em cima da central multimídia. Outra novidade são os botões mais modernos e mais controles no volante. O acabamento segue a tendência do VW Virtus e da versão anterior: muito plástico. Claro, que a proposta é baratear a produção.
O quadro de instrumentos digitais do painel pode ser alterado e personalizado pelo motorista. O New Honda City herdou do irmão Fit o sistema Magic Seat, tecnologia desenvolvida pela Honda que permite o rebaixamento dos bancos em 4 posições para ampliar o espaço interno, útil para quando o motorista precisar levar volumes maiores que o porta-malas de 268 litros da versão hatch, a versão Sedan do novo Honda City se destaca com os 519 litros de capacidade de carga.
O New Honda City de 2022 foi anunciado em três versões para modelos Sedans: Ex, EXL e Touring. O modelo hatchback oferece duas versões EXL e Touring. As novidades tecnológicas se destacam nos equipamentos de direção assistida do pacote Honda Sensing na versão Touring. Conheça mais sobre equipamentos de direção assistida
As versões ELX e Touring do Honda City 2022 são equipados com o LaneWatch, uma câmera que atua para reduzir pontos cegos alertando o motorista em caso de aproximação de veículos ou pedestres. Uma novidade boa é a aplicação da tela touch de 8 polegadas em todas as versões do modelo.
A partir da versão ELX o Honda New City 2022 conta com ar-condicionado automático e sensores de estacionamento no para-choque traseiro.
Leia também: Quais as vantagens dos carros autônomos?
De olho na economia, o Novo City conta com o motor 1.5 i-VTEC a gasolina ou álcool,com o abandono do antigo motor aspirado. A novidade agora fica por conta do bloco e cabeçote fabricados em alumínio, deixando o motor muito mais leve.
O aprimoramento do motor anunciado pela montadora do novo Honda City 2022 conta com unidade de injeção direta junto ao cabeçote com dois comandos de válvulas. Comparando com o antigo modelo o City 2022 ganha 10 cavalos, são 126 cv debaixo do capô.
Segundo a Honda, as especificações do City 2022 com motor 1.5 litro 16V de tecnologia i-VTEC entrega torque de 15,5 kgfm. O modelo anunciado pela montadora nos primeiros testes apresentou autonomia de 13,1 km por litro em perímetro urbano e 15,2 km por litro rodando em rodovias tendo como combustível gasolina.
Comparando com o modelo anterior o New Honda City tem ganho nas médias por litro, por exemplo, o modelo 1.5 DX de 2019 tinha consumo médio de 12,6 km/l na cidade e 14,6 km/l em rodovias segundo a icarros.
A diferença entre as versões do novo Honda City ou New City que mais se destacam sem dúvidas são suas dimensões. O novo Honda City Hatch tem 434 cm de comprimento e 170 de largura, enquanto o irmão sedan tem 454 de comprimento e também 170 de largura. O sedan do New City é poucos milímetros mais baixo do que sua versão hatch.
Comparando com a versão do Honda City 2015 por exemplo, o modelo novo tem mais de 10 mm a menos de altura. Embora aos olhos isso possa parecer insignificante, do ponto de vista aerodinâmico é um salto expressivo. O novo Honda City ganha em aerodinâmica sem perder em conforto e redução de impacto em relação aos seus antecessores.
Ao contrário do sedan que apresenta 3 versões, o New Honda City Hatch tem somente duas: New City ELX e New City Touring, ambas com motorização 1.5 aspirada.
Desde o seu lançamento, o City alcançou seu lugar no mercado brasileiro, principalmente por carregar atributos como o conforto e a confiabilidade mecânica que fizeram da montadora japonesa conhecida e desejada por aqui. O New Honda City surgiu em 2022 mais potente, mais confortável e mais econômico e claro: hatch, para alcançar os amantes dos mais compactos.
Confira as versões e suas particularidades:
O “modelo de entrada” do sedãs do New City leva o motor 1.5L com injeção direta de 126cv, fabricado em alumínio, com a multimídia de 8” de série, rodas aro 16”, transmissão CVT com câmbio borboleta. Apesar de ser o mais barato entre os sedãs, o Honda City EX 2022 conta com muitos componentes que o tornam bem completo. Faróis e lanternas em Led, Botão de Star/Stop, sensor de luminosidade para ligar os faróis automaticamente, piloto automático e outros equipamentos estão presentes na versão. A principal diferença está nos sistemas de direção semi autônomas, que são mais robustos nas versões superiores.
O modelo superior do Sedan carrega o motor 1.5 da mesma forma como seu irmão menos completo. O New Honda City EXL 2022 conta com painel de instrumentos digital de alta resolução, com os famosos e confortáveis bancos de couro da Honda, sensor de estacionamento dianteiro e o esperado lane watch, tecnologia que reduz os pontos cegos com aplicação de uma câmera instalada no retrovisor esquerdo.
Antes de mais nada, o Honda City Touring pode deixar até os mais desconfiados satisfeitos. Se você vende peças ou tem uma oficina, sabe que quem compra a versão Touring dos últimos lançamentos da Honda é no mínimo muito exigente. Ainda mais quando o assunto são equipamentos tecnológicos e de segurança. Depois que anunciou o lançamento do Honda City para 2022, a montadora tratou de detalhar os componentes que são instalados na versão topo de linha, diferenciando dos modelos mais baratos.
Dessa forma a Honda adicionou ao New City 2022 os faróis Full Led com acendimento automático, bancos em couro com estabilizadores, sensores de estacionamento nos para-choques dianteiros e traseiros e a tecnologia Honda Sensing, que é formada por um conjunto de dispositivos de direção semi-autônoma (ADAS), como por exemplo:
Assim como o irmão sedan, a versão de entrada do City hatch sai de fábrica para dar alegria aos seus donos. O modelo conta com os mesmos dispositivos da versão maior, inclusive contando com seis airbags, bancos em couro. O ponto de destaque do modelo fica por conta do sistema Magic Seat, afinal ele carrega a importante missão de substituir o Fit.
O Magic Seat permite o rebatimento personalizado dos bancos garantindo mais espaço interno. A versão hatch carrega o motor 1.5ls da versão Sedan.
A versão Hatchback do Touring sai de fábrica com conjunto Óptico Full Led, tecnologia Honda Sensing (direção semi-autônoma), bancos com estabilizador corporal que garante muito conforto para quem dirige. Assim como a versão sedan, o hatch tem o quesito segurança aprimorado com o LaneWatch, o alerta de ponto cego.
Ainda em Novembro, quando foi anunciado o lançamento do Honda City 2022, a montadora estipulou preços à partir de R$108.300, bem superiores aos R$92.190 do Toyota Yaris. Os preços do sedã variam de R$108.300(Honda New City EX 1.5 CVT 2022), a versão EXL por R$114.700 até os R$123.100 da versão Touring.
A versão Hatch ELX que é o modelo de entrada entre os compactos, foi anunciada por R$114.200 e o Honda City Touring 2022 com vendas iniciadas à partir de R$122.600.
Para a alegria de quem compra o carro a Honda aplicou no New Honda City muitas peças compatíveis, ou seja, uma peça se aplica em muitos modelos. Essa já é uma tendência comum entre as montadoras, reforçado pela baixa disponibilidade de matéria prima para a fabricação de peças de reposição.
E para isso conte com a Autoglass, somos a maior distribuidora de vidros e autopeças da América Latina. Estando presente nas principais cidades do país, são retrovisores, para-choques, vidros, para-brisas e muitos outros itens para o Honda City já disponíveis.
Como você viu, o Honda City 2022 chega para disputar espaço no mercado e já chama a atenção de consumidores. Mesmo sem abandonar a sua essência, a Honda, propôs um carro com visual moderno, compatível com os seus concorrentes, muito completo e com bastante tecnologia.
O New Honda City 2022 carrega ainda a missão de substituir o Honda Fit, que nos últimos anos esteve à frente do sedan nas vendas aqui no Brasil, com sua versão hatch.
Quer receber as notícias do segmento automotivo, acompanhe nossos artigos semanais aqui no blog.
Leia também: Carros com controle de estabilidade oferecem mais segurança?